TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: entre as paredes da escola

Tese: Filme: entre as paredes da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

–Filme: Entre os muros da escola.

Relata e mostra a realidade do âmbito escolar francesa mesmo em países de 1º mundo, ou seja , desenvolvidos. As dificuldades encontradas por professores são idênticas e reais. O filme retrata uma sala sem disciplina que gera muitos conflitos. Devido o descaso aparente pela gestão escolar, os alunos não mostram maior interesse pelo sistema educacional de aprendizagem que a escola oferece. Os alunos sente-se fora das suas realidade sociocultural.

O contexto escolar mostrado no filme visualiza uma sala de aula mista de: etnias, crenças e estilos (sociedade) mostrando, as desigualdades sociais entre os muros da escola. Os professores reúnem-se para dialogar durante um conselho de classe, se aprovam ou não alguns alunos indisciplinados, causando divergência entre os professores por terem, pontos de vista diferente sobre como avaliar um aluno. O professor François Marin é apaixonado por sua profissão como mostra no filme, mesmo com as dificuldades de ensinar, ele aborda questões positivas para a aprovação dos alunos que estão em pauta no conselho de classe. Focando na capacidade de aprendizagem dos alunos e não meramente no comportamento dos alunos que estão em questão.

O trecho do filme Entre os muros da escola retrata a realidade encontrada em muitas escolas brasileira. Fala do cotidiano escolar vivido por muitos professores desde do final do século XVIII até os tempos atuais. Alguns professores do conselho estão preocupados em avaliar o comportamento e não com o aprendizado dos alunos. Agindo dessa reforçam ainda mais as diferenças das classes sociais existente, não considerando o contexto social e familiar dos alunos . Segundo o professor François o conselho deveria ter um olhar mais transformador para realidade vivenciada por eles em relação ao comportamento social. Procurando alternativas para o melhor o desempenho e comportamento no convívio escolar. 

O comentário crítico de ISABELA BOSCOV sobre o filme: Entre os muros da escola faz uma reflexão crítico transformadora sobre a atuação do professor em seu papel da vida real; relatando o importante papel desempenhado por ele em contornar as situações do âmbito escolar, para melhor avaliar as condições comportamentais dos alunos com dificuldade de interação social e favorecendo o mérito deles no conselho.

Segundo Bourdieu, (2002) procura demonstrar que a escola valoriza e cobra não apenas o domínio de um conjunto de referências culturais e linguísticas, mas, também, o modo específico de se relacionar com a cultura e o saber. Sinteticamente é possível dizer que as reflexões dele sobre a escola partem da constatação de uma correlação entre as desigualdades sociais e escolares. As posições mais elevada e prestigiada dentro do sistema e ensino (definidas em termos de disciplinas, cursos, ramos do ensino, estabelecimentos) tendem a ser ocupadas pelos indivíduos pertencentes aos grupos socialmente dominantes. Para autor, essa correlação nem é, obviamente, casual, nem se explica, exclusivamente, por diferença objetivas(sobretudo econômicas) de oportunidade de acesso ‘a escola. Ele afirma, por mais que se democratize o acesso ao ensino por meio da escola pública e gratuita, continuará existindo uma forte correlação entre as desigualdades sociais, sobretudo , culturais, e as desigualdades ou hierarquias internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com