TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Feira de Ciências

Por:   •  25/8/2020  •  Tese  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

BRUNA TIYOKO INAHARA

DAIANE DE MENEZES DANTAS

LETICIA MARIA DA SILVA

PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS

MATERIAIS NÃO ESTUTURADOS ELEMENTOS DA NATUREZA

[pic 2]

[pic 3]

São Paulo

2019


BRUNA TIYOKO INAHARA

DAIANE DE MENEZES DANTAS[pic 4]

LETICIA MARIA DA SILVA

[pic 5]

PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS

MATERIAIS NÃO ESTUTURADOS ELEMENTOS DA NATUREZA

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Vila Mariana para matéria de Ensino da natureza e da sociedade na Educação Infantil ministrada pela Prof. Dra. Márcia Cristina Polacchini de Oliveira.

São Paulo

2019

Sumário

Sumário        3

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        PROCEDIMENTO        5

5.        RECURSOS        7

6.        AVALIAÇÃO        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Você já ouviu falar em SLIME? A palavra tem origem na língua inglesa e significa algo pegajoso ou viscoso. Ou seja, SLIME nada mais é que uma massinha de modelar caseira!

Juntar os ingredientes, ver a alquimia da mistura e assistir a mágica acontecer é o que deixa tudo mais divertido!

Fazer a própria SLIME além de exercitar a paciência, estimula a imaginação e contribui para diminuir o consumismo, incentivando a prática de atividades manuais!

  1. OBJETIVOS

O objetivo do projeto é trabalhar de forma a dar continuidade no avanço do desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, desenvolvendo assim atenção, concentração e coordenação, compartilhando um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de culinária e desfrutando de momentos lúdicos e de muita imaginação

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto foi pensado para crianças do ensino Infantil I e II abarcando idades entre 04 e 06 anos. Na Educação Infantil as brincadeiras com massinha de modelar fazem parte do cotidiano das crianças, visto que contribuem com diversas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento onde agem de maneira independente com confiança em suas capacidades e reconhecendo suas conquistas e limitações. Geralmente as crianças brincam com massinha em pequenos ou grandes grupos, ampliando as relações interpessoais, e desenvolvendo atitudes de participação e cooperação o que possibilita a interação e momentos de imaginação e criatividade entre elas. Destacamos ainda a possibilidade de coordenação das habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses em situações diversas expressando-se livremente por meio de desenhos, pinturas e da percepção de formas, cores, esculturas, textura criando produções bidimensionais e tridimensionais. Através desta atividade as crianças podem observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos desenvolvendo fenômenos naturais e artificiais, manipulando medidas e usando as múltiplas linguagens em diferentes suportes, foi pensando em trazer novos elementos para enriquecer as brincadeiras com massinha, que elaboramos esse projeto.

  1. PROCEDIMENTO

Duração das atividades

As atividades deverão ser desenvolvidas em 2 momentos, não necessariamente consecutivos, com duração aproximada de 40 minutos cada.

Primeiro Momento: Vamos fazer massinha?

 

Materiais: panela, colheres, bacia, copo, ingredientes da massinha.

 

Duração: 40 minutos 

Organize um espaço onde as crianças consigam se movimentar facilmente e onde os materiais a serem utilizados no preparo da receita, fiquem expostos ao alcance das mesmas para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo e a confecção das massinhas por elas. Provoque as crianças sobre o que acham que precisam para fazer à tão já conhecida massinha de modelar e, em seguida, vá apresentando os ingredientes que serão utilizados. Depois comece a questionar como fazer a massinha com aqueles ingredientes, e então, mediada pelos adultos, as crianças vão aprendendo como prepará-la, e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar os seus ingredientes (uma colher de trigo ou sal, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes e misturá-los é hora de misturar a massa. Essa etapa deve ser feita acompanhada mais de perto pelo professor, que assim que perceber que a massa já está no ponto, pode ir finalizando entre as crianças para que possa brincar com a mistura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (701.5 Kb)   docx (829.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com