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Persquise Cinco Imagens De Diferentes Periodos Da História Da Arte, Destacando Contexto Histórico, técnica E Uma Impressão Pessoal.

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Por:   •  14/3/2015  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

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Atividade – cinco imagens de diferentes periodos da história da arte, destacando contexto histórico, técnica e uma impressão pessoal.

Atividade – cinco imagens de diferentes periodos da história da arte, destacando contexto histórico, técnica e uma impressão pessoal.

Albrecht Dürer - A Traição de Cristo Tipo de obra: Gravura

Categoria - Arte da Europa Central

Dados Biográficos - Nuremberg, Alemanha, 1471 - 1520

Data da obra - 1508 Técnica : Gravura a buril sobre papel

Dimensões - 12 x 7,5 cm Doada por:Lauro Soutello Alves (in memoriam)

http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=744

Albrecht Durer em sua gravura, Atraição de Cristo, faz o uso de buril uma ferramenta pontiaguda utilizada por joalheiros em madeira, aspecto sutil e simplificado.

Esse tipo de reprodução de imagem foi um dos primeiros recursos para a expressão artística e informativa,a fama de Dürer vem das representações de eventos bíblicos de forma humanizada.

Seu desenho transmite monumentalidade às figuras, a pintura é mais fruto de um trabalho minucioso e esforçado que de génio espontâneo

A concha, 1650

Rembrandt - gravura em metal - água forte, ponta seca e buril sobre papel

https://www.pinterest.com/pin/183099541071119088/

A imagem acima foi produzida em gravura em metal, técnica em que o artista desenha numa chapa de cobre com pontas de ferro e ácidos e depois de entintar essa chapa, transfere o desenho para o papel com o uso de uma prensa.

nas gravura a quantidade de áreas brancas, o que sugeria espaço e outras áreas de linhas extremamente complexas a fim de produzir tons escuros ricos em detalhes.

Rembrandt, foi considerado um dos mestres do claro-escuro, nome pelo qual era chamada a técnica de representar a luz e a sombra,. Os efeitos de luz criam a forma e o espaço e a cor se subordina a estes.

Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência.

O Sono da Razão Produz Monstros (Capricho 43), 1797-1798, gravura a água-forte e aquatinta, 21,6 x 15,2 cm.

http://semedarte.blogspot.com.br/2013/04/leitura-da-obra-de-arte-mulher-que.html

Francisco Goya utiliza uma agulha de gravura a água-forte para desenhar numa base de cera que cobre a placa de cobre, que, por sua vez, é depois mergulhada em ácido que penetra nas linhas feitas sobre a cera e corrói o metal exposto em baixo. Os sulcos criados na placa agarram a tinta que será usada na impressão. Assim, ao mergulhar a placa no ácido, este corrói os espaços diminutos entre as partículas, produzindo a impressão de um sombreado uniforme.

Muitas de suas gravuras, faziam referência à moral, ao estranho e ao bizarro da alma humana, estas encontraram grande aceitação.

As guerras napoleônicas vieram e se foram, e os horrores sofridos pelos espanhóis deixaram um Goya amargo, transformando a sua arte em um ataque contra a conduta insana dos seres humanos, passando a retratar a falta de sentido do sofrimento humano, tanto injusto como não merecido

http://semedarte.blogspot.com.br/2013/04/leitura-da-obra-de-arte-mulher-que.html (gravada por Friedrich Salathé )

Data - 1839

Gravura e aguarela sobre papel.

Dimensões - 11,7 × 16,7 centímetros (4,6 x 6,6 polegadas)

Local atual - Coleção Brasiliana.

Nas suas criações, o gravurista experimentou inúmeras possibilidades de formas e de cores, compondo um mundo próprio, de sonhos e de magia. A mostra é um convite para esse universo onírico.

muitas de suas gravuras são realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, feitos com lápis e giz de cera, obras com arabescos e motivos ornamentais de carater naturalista, pequenas cenas de costumes brasileiros, lembrando com seu excesso de ornamentação a influencia da chinoiserie do seculo dezoito

A Mulher que chora – Picasso – 1937

http://semedarte.blogspot.com.br/2013/04/leitura-da-obra-de-arte-mulher-que.html

Picasso em suas gravuras se manifesta, além da inventividade temática e formal, a competência do gravador, do artesão, que, também nesse plano, violenta as normas e as técnicas. A maior parte das gravuras expostas tem por tema o rosto de Dora Maar, companheira do artista nesses anos de guerra. Tanto na gravura quanto na pintura o rosto de Dora aparece como uma obsessão.A "a mulher que chora", pode-se admitir que, ao retratá-la, estava expressando o estado de espírito que a guerra lhe provocava.

Albrecht Dürer - A Traição de Cristo Tipo de obra: Gravura

Categoria - Arte da Europa Central

Dados Biográficos - Nuremberg, Alemanha, 1471 - 1520

Data da obra - 1508 Técnica : Gravura a buril sobre papel

Dimensões - 12 x 7,5 cm Doada por:Lauro Soutello Alves (in memoriam)

http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=744

Albrecht Durer em sua gravura, Atraição de Cristo, faz o uso de buril uma ferramenta pontiaguda utilizada por joalheiros em madeira, aspecto sutil e simplificado.

Esse tipo de reprodução de imagem foi um dos primeiros recursos para a expressão artística e informativa,a fama de Dürer vem das representações de eventos

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