TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALISMO: PERÍODO VISUAL DOS AUTORES NO PROL. IGUALDADE ENTRE O GÉNERO

Projeto de pesquisa: REALISMO: PERÍODO VISUAL DOS AUTORES NO PROL. IGUALDADE ENTRE O GÉNERO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: REALISMO: PERÍODO VISIONÁRIO DE AUTORES EM PROL A IGUALDADE ENTRE GÊNERO.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A mulher como e vista no Movimento Realista Brasileiro pelos autores da época, principalmente Machado de Assis.

No primeiro capítulo, abordaremos o Período Realista. O que foi Realismo sua influência e origens.

No Segundo capítulo, será abordado o Movimento Realista no Brasil e como influenciou os autores da época.

No Terceiro capítulo, abordaremos a figura feminina sobre a ótica de Machado de Assis, seus personagens, o cotidiano brasileiro e principalmente focar em umas de suas obras.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Explicar a realidade como ela é de fato e não como ela deveria ser, explicando as causas e consequências do comportamento humano, apresentando a essência humana como ela realmente é: sem fantasias e sem máscaras dentro do Movimento Literário Realista.

OBJETIVO ESPECIFICO:

Apresentar a biografia de Machado de Assis;

Reconhecer as características das obras de Machado de Assis;

Compreender o porquê de Machado de Assis ser considerado um autor do Realismo brasileiro;

Analisar o Realismo –em Portugal e principalmente no Brasil;

Pesquisar em diversas áreas de conhecimento, opiniões sobre o autor e a obra em destaque;

Contribuir através da pesquisa científica, com a valorização e a divulgação da leitura.

JUSTIFICATIVA

Assim como vários movimentos literários o Realismo surgiu na metade do sec. 19, na França, o movimento veio logo após o Romantismo. Nesse período aconteceram várias mudanças principalmente no pensamento filosófico o qual influenciaram vários escritores da época.

O Realismo, foi uma tendência literária sucessora do Romantismo e que trouxe inovações nas produções, descrevendo uma nova sociedade, sobre o homem expondo seus defeitos como nota-se em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis um escritor brasileiro que mais se destacou no Movimento Literário Realismo cujo, enredo descreve o caráter das personagens e os motivos para suas ações, ou seja, mostra a verossimilhança com a realidade, pois concebe o ser humano como um produto do meio. Tal fato distinto do idealismo romântico que romances privilegiavam.

O Realismo focava um pensamento lógico, concreto e cientifico.

A idealização de objetos e sentimentos, o amor as donzelas no Romantismo se perde no Realismo, onde reduzia a mulher como um objeto de prazer dos homens, pois são com elas que os homens comentes o adultério. Com uma escrita simples motivadas também pelas teorias cientificas e filosóficas da época. Mas principalmente a mulher, onde era descrita sem amor uma face antes nunca revelada por escritores o cotidiano do amor adultero, o egoísmo humano e a impotência comum do homem humano sobre os poderosos.

Com uma linguagem culta e fiel o Realismo retrata a fiel natureza entre homem e mulher, analisava as condições políticas da época e determinava a organização social.

Descrevia cenários urbanos e ambientes social onde se passou a ser valorizado ao invés de ser natural. O amor e o casamento passaram a ser convenções sociais de aparências personagens criadas, mas baseadas em pessoas comuns.

Mas o realismo não mudou só a literatura, mas também nas pinturas, arquiteturas e valores sociais.

No Brasil escritores como Machado de Assis foi o que mais se caracterizou no realismo em suas obras o retrato fiel feminino passou a ser.

Ao contrário do Romantismo, momento histórico é bem peculiar, pois o tráfico negreiro havia sido instinto, a abolição viria a qualquer momento e a decadência da economia açucareira era inevitável. O país estava em constantes conflitos. Havia divergências entre o segundo império, a igreja e o exército, e o clima é propício para proliferação de ideias liberais, abolicionistas e republicanas, fundamentadas no Positivismo e no Determinismo.

No Brasil o Realismo eram o mesmo que o da literatura Europeia, com algumas variações decorrentes do contexto histórico vivido no Brasil.

No Brasil os termos Realistas foram atribuídos à produção de prosas, Machado de Assis, merece uma atenção especial suas obras cheias de crítico, genial como contista e romancista, a obra machadiana estilhaça os esquemas literários da época,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com