TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO NUTRIÇÃO

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM JULIETA CANA BRASIL

ADRIANA PEREIRA DE OLIVEIRA

CARLA ADRIANE MOTA SANTOS

GLEISA MAYRA DOS SANTOS CARNEIRO

NAIARA MATOS CANA BRASIL

ENTREVISTA CAPS

2018/1

Riachão do Jacuípe - BA

ADRIANA PEREIRA DE OLIVEIRA

CARLA ADRIANE MOTA SANTOS

GLEISA MAYRA DOS SANTOS CARNEIRO

NAIARA MATOS CANA BRASIL

ENTEVISTA CAPS

Trabalho apresentado no Curso de Enfermagem Julieta Cana Brasil como requisito parcial para obtenção da médial do curso  na disciplina de [Saúde Mental].

Professora Lorena Bareto.

2018/1

Riachão do Jacuípe - BA

ENTREVISTA CAPS

[pic 1]

ENTREVISTA I

  • NOME: Marcos Paulo Oliveira Lopes.

  • OCUPAÇÃO PROFISSIONAL: Enfermeiro.
  • ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: Especialista em saúde mental.
  • QUAL ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CAPS? A atuação do enfermeiro no CAPS, no contexto da enfermagem não é diferente de qualquer outro local, outro ambiente de saúde, porque trabalha com as questões dos procedimentos de enfermagem, que tem que ser feito aqui, em especial o enfermeiro de saúde mental, ele trabalha com outras questões tipo a relação interpessoal e muito maior, não ficamos preso meramente aos procedimentos de enfermagem, temos aqui no CAPS uma relação entre a equipe, fazemos trabalhos em grupo, a gente trabalha com as questões gerenciais do funcionamento do CAPS.
  • QUANTO TEMPO VOCE TEM DE TRABALHO? 01 ano completando esse mês, aqui neste CAPS, anterior a este, trabalhava na residência em saúde mental.
  • SUA FORMAÇÃO É EM SAÚDE MENTAL? Sim, minha graduação foi na Universidade Estadual de Feira de Santana, pós-graduação em saúde mental pela Universidade Federal de Sergipe e estou mestrando em enfermagem profissional com egresso na Universidade Federal de Feira de Santana.
  • O QUE LHE LEVOU EXERCER ESTA PROFISSÃO? A enfermagem nasceu no momento em que eu tive que lidar com questão de doença de minha avó e ai fui trabalhando com ela neste período, observando o trabalho da enfermagem no cuidado dela, então eu vi o trabalho de outros profissionais, mas os cuidados da enfermagem me chamava atenção. Na atuação da saúde mental, o que gritou primeiro, foi o mercado, certo, ah!  Depois eu descobrir que era uma questão de amor, que isso também descobrir na graduação, porque o meu melhor período na graduação..... foi o período fidgmental pelo Hospital Colônia Lopes Rodrigues, certo! Período que eu descobrir, então, quando pensei fazer a pós-graduação na área que eu atuei, entre elas a obstetrícia, que adoro muito fazer, certo! A saúde mental gritou mais alto e eu pendi para ela, e essa residência que eu atuei tem na Bahia e em Sergipe, mas as condições de Sergipe são mais favoráveis. Então fui para lá.
  • QUAL O PRINCIPAL PROCEDIMENTO COM PACIENTES AGRESSIVOS QUANDO CHEGAM UM POUCO EUFORICOS?  Primeiro procedimento e a mediação do que se chama crise, a mediação da crise e feita através da escuta, percebendo o que esta gerando aquela ansiedade, aquele pico de estresse na pessoa ai que começamos mediar a pessoa, através de uma conversa, ouvindo e absorvendo a demanda dela e ai se o médico estiver presente a gente entra com a questão medicamentosa.
  • JÁ ACONTECEU ALGUMA SITUAÇÃO QUE FOSSE NECESSARIO A INTERVENÇÃO DA POLÍCIA PARA CONTER O PACIENTE? A questão de chamar a polícia e cultural aqui, anteriormente ao período que cheguei aqui no CAPS, tinham a cultura de qualquer crise ir com a policia, inicialmente, logo que cheguei no CAPS eu vivenciando duas crises, fora daqui do município, mas no territórios, nos distritos e ai me aconselharam levar a policia, a primeira eu rejeitei, porque eu entendo que isso não e o papel da policia e um papel do profissional de saúde mental, certo! Fui sozinho e consegui contornar a situação de trazer no meu caro, para o CAPS. A segunda sai com uma das ambulâncias do SAMU, mais a viatura, mas eu pedi que a polícia não fizesse nenhuma intervenção, porque certamente a intervenção da policia seria desastrosa nesse contexto aqui, não to falando que o trabalho da policio e errado, mas no contexto da saúde mental não há uma compreensão do que esta acontecendo as outras situações nos conseguimos contornar sem a presença da policia.
  • COMO E FEITO A SEDAÇÃO? O objetivo não e sedar, certo! Esse ainda e um procedimento manicomial, certo!  Hospitacêntrico que tem que apagar a pessoas, a agente primeiro como eu falei entra tentando mediar a crise com uma conversa e uma escuta, depois se for necessário agente faz a medicação, mas a medicação e para tranqüilizar e não sedar.
  • A CEDAÇÃO SO PODE SER FEITA POR MEDICOS OU O ENFERMEIRO PODE FAZER A INTERVENÇÃO? Na teoria, sim! Mas nem sempre temos a presença de um médico então eu mesmo faço a aplicação da medicação.

ENTREVISTA II

  • NOME: Tarcisio Oliveira Martins
  • OCUPAÇÃO PROFISSIONAL/ PROFISSÃO: médico psiquiatra.
  • O QUE LHE LEVOU EXERCER ESTA PROFISSÃO? Primeiro na faculdade, se passa por vários períodos, fase de identificação, na parte de cirurgia clinica médica a cada passagem pela faculdade se vai se identificando ou não, por exemplo, no primeiro dia de cirurgia descartei, por passar o dia todo em pé, gostei do gástrico, cardio, mas quando passei no CAPS saúde mental ! Falei Essa e minha profissão e uma satisfação.
  • QUAL SUA FUNÇÃO NO CAPS? A minha função no CAPS e aqui diagnosticar, promover a saúde mental, psíquica e manter o bem estar o paciente.
  • QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS COM PACIENTES MAIS EVASSIVOS? No CAPS sinceramente não temos paciente evasivo, o CAPS de Riachão e simples, aqui tem primeiro o acolhimento, recebendo o individuo, segundo passo o psicólogo também se passa por enfermeiros para ser feita a triagem, depois que o paciente tem algum problema, vêem para o psiquiatra ou médico, e daí vêem o diagnostico e o tratamento, esse tratamento, pode ser farmacológico (fármacos) ou não farmacológico (com terapias e tratamento com psicólogo), não considero paciente evasivo até, se chegar amenizar amigavelmente, generalizado com eletroconvulsoterapias, que estão na moda e internamento em hospitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com