TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA EÓLICA

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

A ENERGIA EÓLICA

A palavra “eólica’’ é proveniente da palavra em Latim aeolicus, em referência a Éolos. Sendo que na mitologia grega, os ventos eram comandados por Éolo , deus dos ventos; tanto as brisas leves quanto as piores tempestades. E assim a energia eólica é uma energia que vem dos ventos tal como na utilização de aerogeradores(eletricidade), moinhos de vento (energia mecânica) ou velas para impulsionar veleiros, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, estará sempre disponível, pode ser produzida em qualquer região, é totalmente limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é normalmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

          Esse trabalho tem como objetivo principal provar o quanto a energia eólica foi importante no mundo e como pode ser illimitada.

A História da energia Eólica

          O ato de dominação do vento é um dos métodos mais velhos de produção de energia. Sendo ela aproveitada desde a antiguidade para mover vários barcos, através de suas velas, ou até mesmo mover moinhos, convertendo-se em energia mecânica para gerar o movimento de suas pás, realizando a moenda de grãos, como também o bombeamento de água. Acredita-se como fato que foram os egípcios os pioneiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 A.C., eles começaram a usar de velas para ajudar a força dos remos dos escravos. Eventualmente, as velas ajudavam o trabalho da força animal em tarefas manuais como moagem de grãos e bombeamento de água.

          Os persas começaram a utilizar da força do vento poucos séculos A.C. Pelo ano 700 DC, eles estavam construindo moinhos de vento verticais elevados (panemones), para serem usados como força nas mós(na moagem de grãos). Outras civilizações do oriente médio, principalmente os muçulmanos, continuaram o que os persas deixaram e construíram os seus próprios moinhos de vento.  

          Com o retorno das cruzadas, pensou-se que eles haviam levado as idéias sobre moinhos de vento e seus desenhos para o continente Europeu, mas provavelmente foram os holandeses que desenvolveram o moinho de vento horizontal com hélices, sendo tão comum nos campos dos holandeses e ingleses. A força do vento e da água logo tornaram-se a fonte primária de energia mecânica medieval da Inglaterra. Durante esse período, os holandeses contaram com a força do vento para o bombeamento de água, moagem de grãos e as operações de serraria.

  A geração da eletricidade pelo vento começou no início do século XX, com alguns dos primeiros desenvolvimentos creditados para os dinamarqueses. Pelo ano de 1930, aproximadamente uma dúzia de firmas americanas produziam esses “carregadores de vento”, e os vendiam na maior parte aos fazendeiros. Normalmente, essas máquinas poderiam fornecer até 1000 watts (ou seja, 1kW) de corrente contínua quando o vento estava soprando.

Vários países europeus construíram enormes geradores de vento. Durante os anos 1950 e 1960, os franceses construíram desenhos avançados de unidades de 100 kW a 300 kW, uma evolução enorme comparada aos utilizados nos anos de 1930. Os alemães construíram geradores de vento para fornecer força extra para sua linha de utilidades, mas por causa da rígida competição dos geradores de fluído fóssil essas máquinas experimentais foram eventualmente descartadas.

          A crise petrolífera dos anos 70 e, sobretudo, o movimento anti-energia nuclear nos anos 80 aumentaram os interesses pelas energias alternativas e intensificaram a investigação no sentido de encontrar novas formas ecológica e economicamente viáveis de produção de energia elétrica.

As turbinas eólicas construídas nessa época, eram utilizadas essencialmente para investigação e eram extremamente dispendiosas. Com a ajuda de programas de gestão e investigação internacional financiados pelo governo, bem como da criação de institutos de investigação, nos anos 80, continuaram a ser investigados, desenvolvidos e implementados novos métodos de produção de energias renováveis.

As Vantagens de utilizar de Energia Eólica

          Primeiramente, ela é inesgotável, por involver um processo natural do planeta, e por isso não emite gases poluentes nem gera resíduos, diminuindo a emissão de gases de efeito de estufa (GEE). De uma forma geral, os sistemas eólicos são bastante duráveis e precisam de pouca manutenção. A vida útil das turbinas eólicas é estimada em 15 anos. Os dispositivos eletrônicos (inversor, controlador de carga) têm vida útil superior a 10 anos. No caso de sistemas eólicos isolados com armazenamento de energia em baterias, as baterias são consideradas o ponto crítico do sistema, mas quando este é bem projetado elas têm vida útil de 4 a 5 anos.

          Nas comunidades onde são inseridas os parques eólicos, sendo compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado, pode-se produzir energia e gado ao mesmo tempo(por exemplo). Traz muitas pessoas em procura de emprego e vida melhor para a região e gera investimentos em zonas desfavorecidas, que nunca seriam utilizadas corretamente, como a existencia de vários benefícios financeiros (para os proprietários e zonas camarárias).

          As vantagens para o estado variam mas consistem em reduzir a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis, que normalmente são importadas com altos custos, poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e directivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir, como a possível contribuição de cota de GEE para outros sectores da actividade económica. Como a manutenção é facil e relativamente barata, para longo praso, é uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

          Os promotores também obtém vantagens, ja que os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão em cada seis meses. Excelente rentabilidade do investimento. Em menos de seis meses, o aerogerador recupera a energia gasta com o seu fabrico, instalação e manutenção.

 Desvantagens de utilizar de Energia Eólica

          Primeiramente, em parques eólicos as turbinas devem estar suficientemente distanciadas entre si para evitar a perturbação causada no escoamento do vento entre uma unidade a outra. Estes espaçamentos devem ser no mínimo de 5 a 10 vezes a altura da torre. Contudo a área do parque pode ser aproveitada para produção agrícola ou atividades de lazer. Isso é um problema pelo fato de precisar de um agrupamento de parques eólicos, concentranto uma grande quantidade de aerogeradores, a fim de que o projeto de geração de energia eólica seja viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com