TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Casos: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 2 DESENVOLVIMENTO 4

10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca levantar informações a cerca do Orçamento e sua importância na Gestão Financeira em uma empresa, visto que ela deve primar por um planejamento adequado de suas atividades se o seu objetivo é o sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

Orçamento é um plano detalhado de aquisição e uso de recursos financeiros e de outros tipos durante um período determinado. Ele representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos formais. O ato de preparação de um orçamento é chamado de elaboração de orçamentos. O uso de orçamentos para controlar as atividades de uma organização é chamado de controle orçamentário.

O orçamento geral é um resumo dos planos de uma empresa, onde são fixadas metas específicas de atividades de venda, produção, distribuição e financiamento. Geralmente, geraum orçamento de caixa, uma projeção da demonstração de resultados, e um balanço projetado. Resumindo, representa uma expressão abrangente dos planos da administração para o futuro e como executá-los. Segundo Costa:

De forma geral, pode-se definir um orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para determinado exercício. De forma mais especifica, o orçamento é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, quinquenal)de uma organização. (COSTA, 2008, p. 140).

Dentre as vantagens do orçamento para a organização pode-se citar:

• Ele torna visível para a organização os planos da administração;

• Leva os gestores a repensar o planejamento futuro;

• Permite alocação eficiente dos recursos da organização;

• Antecipa “gargalos” potenciais na organização;

• Assegura unidade de objetivos de todos os sujeitos da organização;

• Define metas e objetivos que auxiliam na avaliação da gestão e do gestor.

(...) os orçamentos possuem o papel de peça auxiliar no processo de planejamento e controle da organização. Como planejamento, pode-se definir todas as atividades que envolvem a preparação de objetivos e o estabelecimento de meios pelos quais os objetivos serão alcançados. (COSTA, 2008, p. 141).

O orçamento mestre abrange todas as atividades da empresa e serve como modelo para as previsões da organização. Ele pode serOrçamento Operacional, aquele que descreve de forma detalhada, os resultados das atividades operacionais da empresa ou Orçamento Financeiro, que demonstra as entradas e saídas de caixa originárias das atividades operacionais desenvolvidas. De acordo com Horngren:

Um orçamento é uma expressão quantitativa formal de planos da administração. O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantifica metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração. (HORNGREN 1981, p. 117)

O orçamento mestre, dada sua extrema importância para a sobrevivência da empresa deve estar ligado à diretoria executiva da empresa, que poderá decidir o planejamento, elaboração, preparação e controle do mesmo, não se pode dar ares de insignificância para o que pode detectar desde pequenos desperdícios até enormes desvios.

Quando pensamos no futuro da organização não se pode esquecer as demonstrações contábeis e sua importância para o orçamento. Elas são organizadas a partir das informações dos registros contábeis e objetivam tornar visível aos usuários internos ou externos subsídios sobre a posição patrimonial da empresa e os eu resultado em um determinado momento. As informações das demonstrações contábeis, asseguram para a administração da empresa, o cumprimento do planejamento estabelecido e auxilia na definição de novas diretrizes para a empresa, além de possibilitar ao empresário o controle de seu patrimônio bem como o seu lucro ou prejuízo. Algumas demonstrações contábeis são de suma importância para a empresa:

• Balanço Patrimonial: tem como função apresentar todas as peculiaridades da empresa com informações precisas da situação da mesma.

• DRE- Demonstração do Resultado do Exercício: cuja função é apresentar a situação financeira da empresa, lucro ou prejuízo;

• DLPA- Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado: tem como função integrar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, demonstrando o destino do lucro líquido aos proprietários, como distribuição de dividendos ou o reinvestimento na empresa, como retenção de lucros;

• Fluxo de Caixa pelo método Direto e Indireto: é uma demonstração contábil cuja função é apresentar informações da capacidade da empresa em gerar caixa futuro para cumprir suas obrigações;

• DVA – Demonstrações dos Valores Adicionais: tem a função de apresentar informações econômicas da empresa, como se gerou a sua fortuna e que fatores contribuíram para que isso acontecesse.

Quando se pensa em enquadramento tributário no Brasil as empresas podem optar relativamente entre as opções: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Saliente-se que a legislação não permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com