TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violencia Na Escola E Suas Consequencias

Exames: A Violencia Na Escola E Suas Consequencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  4.310 Palavras (18 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 6

2- JUSTIFICATIVA 7

3- PROBLEMA 8

4- OBJETIVOS 9

5- HIPÓTESE 10

6- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 11

7- METODOLOGIA 20

8- CRONOGRAMA 21

9- REFERENCIAS 22

1- INTRODUÇÃO

O meu projeto tem como base a violência nas escolas e suas consequências. A escola é um lugar que as crianças desde cedo começam a conviver com outras pessoas, ou seja, a socialização primária se restringe a família às igrejas, vizinhos, enfim. É ali que ele vai realmente experimentar um ambiente social lá ele vai aprender a conviver com as diferenças e constituir um ser para si. Esse se que passará a conviver com a sociedade. Essa forma de relacionarmos com as pessoas da nossa comunidade tem sido um dos objetos das ações que estimulam uma atitude mais proativa na sociedade. Devemos todos individualmente e coletivamente saber, mas que somos responsáveis pelos nossos alunos. Precisamos conhecê-los e ajuda-los em vez de simplesmente despreza-los. Regras simples e claras são uma boa saída para resolver alguns problemas considerando a autonomia própria do espaço, a tranquilidade, a paz e as condições de aprender a produzir conhecimentos contribuindo assim para a formação de um cidadão critico consciente e atuante na sociedade em que vive refletindo no seu dia a dia e pondo em pratica todas as ações assimilares no ambiente de aprendizagem.

2- JUSTIFICATIVA

O que me levou a escolher esse tema para fazer minha pesquisa é que o local em que e convivo. Muito se fala sobre a violência, mas infelizmente pouco se faz para evitar.

Esse conflito que cada vez mais se faz presente em nossa sociedade noticiada diariamente pela mídia até parece uma realidade distante de nós, mas essa é uma realidade mais próxima do que gostaríamos. É pensando nesse mal que aflige a nossas escolas perceber a relevância de dissertar acerca desse tema e poder assim contribuir para a formação de uma sociedade onde o bem comum seja o objetivo de todos.

3- PROBLEMA

Um dos grandes problemas é que a violência nas escolas vem tomando proporções inaceitáveis, cada vez mais crianças são violentadas pelos seus colegas, seja com palavras que denigram a sua imagem ou até chegar ao espancamento sério, muitos jovens, crianças e adolescentes estão cada vez mais assustados com os acontecimentos que cada vez mais cresce nas escolas com medo eles nunca sabem o que pode acontecer no seu cotidiano escolar, todos os alunos em geral são diferentes para o bem ou para o mal, são vitimas em potencial na sua escola.

Antigamente os pais não se preocupavam tanto, hoje são totalmente diferentes, os pais não se preocupavam tanto, hoje são totalmente diferentes, os pais ficam preocupados, pois se deparam dia a dia com noticias nos jornais onde o que mais se vê são alunos agredindo os seus colegas e até professores. Isto não é caso raro a gente ver frequentemente no ambiente escolar.

O que fazer para resolver os conflitos entre os alunos e também e também seus professores? Essa tarefa é árdua, pois hoje muitos alunos só têm direito em cima dessa tese eles fazem tudo que lhes é permitido e até o que não devo eu como conhecedora da importância do bom relacionamento dos alunos em sua sala de aula. Tenho me preocupado em saber se existe de verdade um trabalho cooperativo, entre outros profissionais, pois eu creio que a chave para resolver estes problemas não somente o gestor. Mas a família toda juntamente com professores e alunos podem se reunir e debater o que te levou a fazer tal coisa. Entrar em comum acordo alunos e professores, pois a união faz a força e só tendo um bom relacionamento é que teremos um sucesso, pois o dialogo e a compreensão precisam andar juntos para alcançar bons resultados. Na verdade não é preciso simplesmente conhece-los precisamos nos envolver e ajuda-los a sobressair de cada violência que os mesmos já tenham passado, seja fisicamente o moralmente.

4- OBJETIVOS

4.1 – OBJETIVOS GERAIS

Refletir sobre o que a pedagogia e os seus ensinamentos representa na sociedade e o que ela ensina cada um de nós o que fazermos para ajuda-los no melhoramento e comportamento dos alunos nas salas de aula e também no seu convívio.

4.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Analisar o modo que cada u de nós como futuros pedagogos nos apresentamos na sociedade dando prioridade às coisas simples como: cultura e costumes de sua época. .

 Conhecer as dificuldades de cada aluno ajudando-os em suas dificuldades e mostrar que eles são capazes de vencer sem precisar entrar em conflitos com os demais que os criticam.

 Reforçar em cada um a importância de se enxergar no outro, a fim de conscientizar sobre as dores que se pode causar no outro individuo, levando-os a refletir sobre suas ações.

5- HIPÓTESE

O que leva uma criança a ser um problema?

O bulling é um dos fatos que começa com palavras e chega até os mesmos a cometer chacina, como já ouvimos e vimos em muitas escolas.

O que fazer para resolver estes conflitos? Nunca devemos tratar as pessoas com indiferença isto é, um dos fatores que vai ajudar a resolver os conflitos entre muitos.

Quais medidas podem ser adotadas a fim de precaver futuros problemas? É preciso renovar a nossa capacidade de dialogar e esclarecer nossas crianças e jovens para que se conscientizem e formem uma sociedade mais justa e igualitária.

6- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Na última década a violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma como esta tem se configurado. O conflito e violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.

O grande problema é que a violência tem se tornado em proporções inaceitáveis. Os jovens e os professores estão angustiados e assustados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar; os pais, preocupados. Não é raro os jornais noticiarem situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com