TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica - Teoria e Metodo

Por:   •  24/4/2016  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: Ciência Politica – Teoria e Método

Autor: Maurice Duverger

1. Distinção entre governantes e governados:

Em um grupo social encontram-se os governantes de um lado, que dão ordens, que comandam, que dirigem; e os governados do outro, que obedecem, que seguem, que se submetem.

2. Teoria Pura Democrática:

A separação entre governantes e governados não é tão nítida. Vemos que, pela teoria democrática pura, todo o mundo é ao mesmo tempo governante e governado. Essa teoria representa um esforço para negar a contradição entre governantes-governados, mas não corresponde à realidade.

3. Noção de poder dentro de CP com Ciência do Poder:

A palavra “poder” designa, ao mesmo tempo, o grupo de governantes e a função que eles exercem. “Poder imediato” é uma noção para caracterizar as sociedades primitivas, onde os membros não obedeciam a homens e sim a um conjunto de regras e prescrições costumeiras. A evolução geral do poder, nas sociedades desenvolvidas, tenderia à institucionalização, ou seja, obecercer-se-ia, cada vez mais, à função e não ao seu titular, despersonalizando-se o poder, de um certo modo. A distinção entre governantes e governados corresponde, então, a uma fase intermediaria entre do poder, a do poder personalizado, situada entre a fase primitiva e a fase futura do poder institucionalizado.

4. Ciencia do Poder X Ciencia do Estado:

A ciência politica como ciência do Estado é uma noção jurídica a medida que defende que o Estado é a autoridade maior, sendo este e só este soberano, as outras comunidades humanas não são. Já como ciência do poder, concepção mais recente e claramente defendida por Duverger, a ciência politica é uma noção sociológica, pois é ligada aos fenômenos de autoridade, ou seja, acredita que as relações de poder e de soberania existem tanto no Estado quanto nas comunidades humanas, sendo o primeiro com maior organização politica que o ultimo.

Conclui-se que, a ciência politica como ciência do poder é uma definição mais abrangente, pois não é só o Estado que exerce poder, não só no Estado há relações de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com