TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de treinamento

Relatório de pesquisa: Conceitos de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 6

3-REFERENCIAL TEORICO

3.1 CONCEITOS DE TREINAMENTO

Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização e no desempenho das suas funções, além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145)

Robbins (2002, p. 469), comenta que: “A maioria dos treinamentos visa à atualização e o aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos funcionários”. Percebe-se que o treinamento pode trazer um grande retorno para o profissional e para a empresa, pois um profissional mais qualificado terá uma motivação melhor e o seu resultado na execução das tarefas será maior e mais produtivo, conseqüentemente a melhor produtividade do empregado poderá contribuir efetivamente para os resultados da organização.

De acordo com Chiavenato (1999, p. 294), “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”. É importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento: tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento de pessoas: tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.

Milkovich(2000), afirma que treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequaçao entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.

Robbins (2002 – a, p. 241) aborda que um dos motivos para a crescente importância do treinamento é devido: “A competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários”. Já para Minicucci (1995, p. 182) “O treinamento pode ser considerado um esforço planejado, organizado, especialmente projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades”.

Sabe-se então que um dos objetivos do treinamento é a qualificação da mão-de-obra e intensificação do conhecimento dos seus profissionais.

3.2 CAPITAL HUMANO X TREINAMENTO

O Capital humano das organizações, formado por pessoas que vão desde do operário ao executivo, passou a ser visto com algo vital para o sucesso de uma empresa. Ele é o diferencial competitivo das organizações bem sucedidas.

Em um mundo instavél e competitivo e de economia globalizada, estas organizações precisam estar constantemente preparadas para os desafios da inovação e da concorrência. Para ter sucesso, as organizações precisam de pessoas ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. São as pessoas que fazem a teoria se tornar efetivamente em prática e para conseguir isso, é imprescindível o treinamento. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes.

Por outro lado, aqueles que não possuem um preparo adequado ao cargo estão mais propensos à tomada de decisão incorreta e frequentemente culpam terceiros por sua falha, onde poderá trazer prejuízos a organização. Verifica-se a forma como as habilidades e as competências podem ser desenvolvidas, de modo que a organização venha obter resultados capazes de conduzi-la a seus objetivos estratégicos.

O intuito é o de gerar mudanças, riquezas e agregar valores, no entanto, para as grandes organizações treinamento não é somente despesa, mas sim um precioso investimento, seja na empresa como nas pessoas que nela trabalham, e é por esse motivo que treinar e desenvolver pessoas vem se tornando cada vez mais essencia para as organizações, devido as grandes transfomações tecnológicas. E isso traz beneficios diretos para os clientes.Estamos vivendo em um ambiente altamente competitivo, onde a própria sociedade e os avanços tecnológicos seguem pra isso, conseqüência da globalização. Razão para qual as empresas precisam ter um diferencial para o seu crescimento e desenvolvimento. Em busca desse diferencial as empresas vem utilizando o treinamento como o principal metodo de desenvolver as pessoas, tanto na aprendizagem das novas habilidades quanto na ampliação das já existentes.

Segundo Boog (1994, p. 142):

O treinamento é uma forma de ação intencional com objetivo de fornecer meios para possibilitar a aprendizagem. Onde aprendizagem pode ser definida como o processo pelo qual adquirimos experiência que nos levam a aumentar a capacidade, que nos levam a alterar disposições de ações em relação ao ambiente que nos levam a mudança de comportamento.

Investir em treinamento e desenvolvimento é uma das formas que as instituições encontram para trabalhar suas equipes de maneira a capacitá-las e consequentemente garantir o seu sucesso no ramo de atividade. Capacitar o grupo favorece a qualidade dos serviços prestados, além de padronizar e melhorar as tomadas de decisões.Tal processo tem muito a ver com o conhecimento. Na Era da Informação que estamos atravessando, o conhecimento passa ser o recurso mais importante das organizações. As organizações têm vivido conflitos diários em relação à satisfação e realização dos seus profissionais, pois há uma dificuldade muito grande em administrar pessoas, afinal de contas cada ser humano possui uma característica que o deixa mais flexível ou não para a tomada de decisão.

França (2011, p. 159) afirma que um dos grandes problemas enfrentados pela aréa de treinamento e desenvolvimento: poder mensurar claramente os resultados de certos módulos de treinamento.

Em assim sendo, uma das razões pelas quais as empresas envestem menos do que deveriam em treinamento é o receio da perda do investimento, uma vez que o beneficiário direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com