TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, individualidade e sociedade

Projeto de pesquisa: Cultura, individualidade e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Cultura , Indivíduo e Sociedade ......... .................................................................................... 3

Interação Social ...................................................................................................................... 8

Problematização/ reflexão das divergências sociais apontadas nos curtas metragem

Ilha das Flores e Bumbando ................................................................................................... 10

Problematização/ reflexão das explorações do meio ambiente apontadas no

documentário Pajerama .......................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................. 14

CULTURA , INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura

Cultura é tudo que é socialmente aprendido , e partilhado pelos membros da sociedade, inclui conhecimento crenças, arte, moral, costumes,etc. Cultura é identificada pela linguagem, do indivíduo.

Indivíduo

Indivíduo, nasce em uma estrutura social objetiva, dentro da qual encontra os outros significativos que se encarregam de sua socialização .Indivíduo é o começo de tudo, da sociedade e da cultura.Homens e mulheres em busca da sua interiorização.

Sociedade

Sociedade objeto como parte de um mundo humano, feito pelos homens, habitados por homens e, por sua vez, fazem os homens, em contínuo processo histórico. Sociedade determina a maneira pela qual o organismo é usado na atividade.A expressividade, o modo de andar e os gestos são socialmente estruturados.

O conceito cultura é chamado a refletir a vida social das pessoas do ponto de vista do modo de vida específico que lhes é próprio,e que abarca aquele sistema particular de meios e de mecanismos graças ao quais os indivíduos humanos solucionam os diversos problemas que se deparam no percurso da sua existência pela cooperação. Destes meios e mecanismos fazem partes os instrumentos de trabalho, a consciência , e consequentemente, os diferentes sistemas de sinais, pelo quais a consciência se objetiva na moral, no direito , na ideologia, na ciência , na fisiologia, na religião e na ampla rede de instituições sociais, no caráter, nos costumes, na habitação, no vestiário, no transportes, etc.Estes assim como todos os muitos outros elementos da vida social, surgiram ao solucionar os diferentes problemas com que pessoas depararam no processo da sua atividade vital, e têm um fim determinado.

Segundo Lévis-Strauss, a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.

Edward B. Taylor em 1871, afirmou que "cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral,direito, costume e outras capacidades, e hábitos adquiridos pelo homem, como sociedade." Nas Ciências Sociais atuais, o conceito sociológico geral ,cultura na diversidade das suas acepções é chamado a exprimir uma peculiaridade da atividade humana vital e traçar uma linha de demarcação entre ela e as formas biológicas da vida. Herder, tem um papel importante no desenvolvimento desta concepção. O grande mérito foi ter conseguido superar o sentido axiológico de cultura ,foi característico dos seus predecessores de que uma modificação era a Cintra posição dos "cultos" e não cultos. Para Herder não existem povos "não cultos". O problema consiste no fato da cultura ser o componente específico desta esfera que tudo penetra e que abarca tudo. Não é possível indicar um ramo da vida social que não seja "cultura". Cultura consiste antes de mais em determinar a particularidade qualitativa comum da atividade humana. Este sentido está claramente expresso nas definições do dito conceito como tudo o que é "natural".

Peter L. Berger pag.70, afirma não existe natureza humana no sentido de um substrato biologicamente fixo, que determine a variabilidade das formações socioculturais. É mais significativo dizer que o homem constrói sua própria natureza,ou, mais simplesmente que o homem se produz a si mesmo.

Segundo C. Geertz - Z.Bauman A. Leontiev-E.Marcarian”.(O papel da cultura nas ciências sociais).” Para que a cultura se torne "massa", não basta construir uma estação de televisão ,é necessário que algo aconteça primeiro na estrutura social .A cultura de massas é de certa forma uma super estrutura que assenta sobre aquilo a que poderemos chamar uma estrutura social massiva." O julgamento a sua própria cultura superior a outras chama etnocentrismo,esse sentimento de superioridade cultural, que se manifesta comparando sua cultura com as das outras pessoas, toma parte de nós, de tal forma que nós supomos que o próprio modo de fazer as coisas é o único certo. Existem a contra cultura, grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade, buscando estilos de vida alternativos. Adotam posturas isolacionistas, são grupos revolucionários e hippies,etc. É chamado de subcultura o segmento da sociedade de compartilha em padrão de normas , valores e costumes que diferem da sociedade maior ,onde está incluída,exemplos, ciganos ,os caipiras do interior etc. Sobretudo a cultura transparece diretamente no comportamento dos indivíduos uns com os outros.Desde o berço,crescimento,e envelhecimento."Do processo contínuo desde nascimento até a morte."Benedict,1972).

Seguindo o pensamento dos autores devemos descrever tais temas como cultura , indivíduo e sociedade,como em um conjunto , ao serem analisados poderemos enxergar que um tema é dependente do outro. Para o desenvolvimento das características humanas concretizarem e diversificarem, depende totalmente do relacionamento em grupos sociais (sociedade) . A sociedade precede o indivíduo. A socialização do indivíduo permite que ele adquira uma atitude própria, que o diferenciará dos outros e ao mesmo tempo se identificará com um grupo social. O processo social que cada indivíduo está relacionado a sua criação familiar, escolar,(socialização primária) e status .Processo pelo qual ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com