TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de políticas sociais

Artigo: Definição de políticas sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

Definição de políticas sociais:

Segundo Eloisa de Mattos Höfling o Estado é um conjunto de instituições permanentes englobando órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que possibilitam a ação do governo. Governo é um conjunto de programas e projetos específicos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) que propõe para a sociedade como um todo, que assume e desempenha as funções de Estado por um determina do período. As políticas públicas é o “Estado em ação” implantando um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade. Assim como manutenção dos órgãos públicos e diferentes organismos e agentes da sociedade relacionados à política implementada.

As políticas sociais (surgem entre capital e trabalho, no desenvolvimento das primeiras revoluções industriais) são ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico. .

Quais as funções do profissional em Serviço Social?

Sara Granemann (1999) defende que o Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócia-técnica do trabalho, na qual deve entender o trabalho como uma totalidade onde não se pode dissociar o processo de produção (transformação da natureza) do processo de reprodução (referente às relações sociais). Acrescenta que para entender o Serviço Social como trabalho é importante compreender os conceitos de trabalho produtivo e improdutivo tendo como base Marx. Define, portanto que o trabalho produtivo é aquele que ao se realizar, produz riqueza, pertencente ao capitalista e não ao trabalhador. Com isso, “pode-se, seguramente, afirmar que o Serviço Social opera como trabalho produtivo quando participa da geração das condições para a extração da mais valia”. Já o trabalho improdutivo é “aquele no qual o trabalhador troca seus esforços, suas capacidades, por dinheiro necessário para sua subsistência” .Onde o trabalho do assistente social também se inclui nesta definição com a execução das políticas públicas pelo Estado.

Quanto ao processo de trabalho do Serviço Social, a autora defende o cotidiano da intervenção profissional como um processo múltiplo e diversificado, onde não há somente um, mas, sim, diferenciados processos de trabalho cujo “os diferentes processos de trabalho – o trabalho concreto e o abstrato – exigem de cada trabalhador conhecimentos, objetos de trabalho e instrumentais particulares” Os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais ao desempenhar atividades em diferentes espaços – públicos ou privados – dependerá da demanda a ser atendida, as relações de poder existentes, o tipo de trabalho (produtivo ou improdutivo) e, os limites e possibilidades da intervenção profissional no atendimento realizado. tem-se a triagem social, a entrevista social, o estudo de caso, o parecer social, a visita domiciliar e/ou institucional, a análise de dados e a palestra.

As funções desenvolvidas pelo assistente social são:

1- Orientar as pessoas para desenvolver as capacidades que lhes permitam resolver seus problemas sociais, individuais e/ou coletivas.

2- Promover a faculdade da autodeterminação, adaptação e desenvolvimentos das pessoas.

3- Promover e atuar pelo estabelecimento de serviços e políticas sociais justas ou de alternativa para os recursos socioeconômicos existentes.

4- Facilitar informação e conexões sociais com os organismos de recursos socioeconômico (articular redes).

5- Conhecer, administrar e promover os recursos existentes entre seus potenciais usuários e os profissionais de outras áreas da ciência que possam, assim, estar em contato com estes possíveis usuários.

Diferença entre política publica e política privada?

Políticas Públicas: Desenvolvida com recursos arrecadados através dos impostos que todos nós pagamos, geralmente estas políticas servem para super faturamento de obras, desvio de dinheiro público, contratação irregular, etc.,etc.,etc., e as obras sempre são de péssima qualidade quando efetuadas até o seu final.

Políticas Privadas: São iniciativas do setor empresarial, normalmente são desenvolvidas através de uma análise detalhada e de acompanhamento e gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com