TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Dissertações: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  2.038 Visualizações

Página 1 de 12

I. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo agregar estudos sobre a Filosofia e suas influências no Serviço Social. Sabendo-se que a Filosofia é uma forma de conhecimento produzida pela sociedade, precisamos levar em consideração as circunstâncias filosóficas, políticas, econômicas e socioculturais atuais. Os problemas sociais surgem em níveis diferentes de profundidade, quando compreendemos que as diversas maneiras de filosofar decorrem do modo de produção da vida humana, em cada uma das épocas históricas. O trabalho está estruturado em quatro etapas onde se trata sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidades nas tarefas básicas; compreensão do conceito de Filosofia, relacionado com as formas de conhecimento e as linhas do Serviço Social; as tarefas da filosofia: antropológica de reflexão ética e moral, epistemológica e de reflexão política e social; e estabelecer um paralelo entre o conhecimento prévio sobre a Filosofia e as pesquisas realizadas para o presente estudo.

II. DESENVOLVIMENTO

CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO

O mundo é uma mistura da realidade: o que de fato acontece, com a percepção de cada pessoa em questão. Desta forma, pode-se dizer que o mundo, filosoficamente falando, não é o mesmo para todos, já que até mesmo a realidade citado acima se difere, sendo construído através de quem observa.

O ser humano diferentemente dos outros animais possui inteligência e a capacidade de avaliar e distinguir o bem e o mal. Além de inteligência, o homem possui controle sobre suas emoções e instintos, sendo esses, de certa forma, resultado do uso da sua inteligência.

Outra característica atribuída ao ser humano é o conhecimento, que representa aprendizado, domínio sobre determinada informação. Hoje em dia, o conhecimento diferencia as pessoas umas das outras, sendo consideradas superiores as que possuem conhecimento.

Nós seres humanos, não conseguimos viver isoladamente. No decorrer da vida, desenvolvemos uma série de habilidades para nos relacionarmos com o mundo que nos cerca. Desta maneira formamos nosso jeito de ser e aprendemos a viver com outras pessoas. O primeiro grupo social em que participamos é a família. Esta vida em sociedade nos permite construir nossa identidade individual e coletiva.

Saber viver em sociedade, conhecer e cumprir seus deveres e direitos civis é que nos torna cidadãos. E é através do cumprimento dos direitos e deveres que conquistamos qualidade de vida.

O preconceito é amplo no meio social. Preconceito, problema ético, que cria vários problemas práticos para o ser humano. Podemos usar várias frases que ouvimos normalmente no nosso cotidiano, como piadas ou afirmações colocadas como certezas. Exemplo: “Todo baiano é preguiçoso”, “Todo corintiano é bandido”, “Todo paulista é arrogante e apressado”, “Todo carioca gosta só de farra e carnaval”.

É necessária a criação de uma sociedade com bases sólidas em respeito ao ser humano, indiferente de raça, cor, ou preferências.

Concepções Filosóficas

As concepções filosóficas estão relacionadas praticamente a tudo do nosso cotidiano, nossas crenças religiosas, crenças de como enxergar nosso semelhante, em nosso conhecimento. Está em tudo o que foi transmitido para aquele grupo ou sociedade, afinal somos aquilo aprendemos, o que é correto, belo, justo, etc.

As comunidades atuais vivem sobre uma grande influência filosófica, e esta influência está ligada a épocas e ideias diferentes.

É claro que em algumas épocas foram confirmadas teses que hoje tem um significado mais comum de necessidade no homem, até porque não podemos esquecer que a filosofia também teve uma alta maior em uma época do que em outra, como por exemplo, na Idade Média não existia praticamente interesse nenhum em Filosofia, porém já na Idade Antiga a Filosofia adquire uma força enorme, o homem corre atrás de conhecimento com intensidade. Temos também a Filosofia Moderna, que é tão importante como todas. O ser Humano procura o belo, o sábio, o correto, o que é o belo, o que é ser sábio, enfim procura resposta para tudo, procura o conhecimento, e depois necessita esclarecer o que é o conhecimento.

O Ser Humano vive de acordo com as regras que aprendeu, e através disso obtém suas concepções de vida. O belo, o justo, o correto, é variável quando falamos em forma de entendimento, podendo variar de comunidade para comunidade.

No Serviço Social, encontramos a mesma situação em suas concepções. É necessário conhecimento para abordagem e resolução de cada situação, sempre levando em consideração as concepções filosóficas, que aquele grupo ou ser humano tem como verdade, lembrar sempre as diferentes formas como a metafísica, a científica e a dialética.

Acreditamos que a Filosofia vem acrescentar no Serviço Social, exatamente a necessidade de se interpretar as diferentes necessidades de cada grupo, saber identificar e respeitar a concepção, a herança filosófica (religião, costumes), o conhecimento.

FILOSOFIA E LINHAS DO SERVIÇO SOCIAL

Comida

A letra da música Comida, de Arnaldo Antunes, Marcel Fromes e Sérgio Brito, nos permite um olhar na qual se interpreta como uma critica as injustiças sociais, que privam as pessoas ou classes sociais, e também à inconstância humana que propaga uma eterna necessidade de algo mais.

Traz-nos os anseios do ser humano, que não se resume somente ao sustento. Hoje não queremos só comida, queremos algo mais, queremos felicidade. O homem tem várias vontades, aparentando uma insatisfação contínua.

Sabemos que a necessidade por fazer/produzir cultura é uma das grandes formas de consolidar a identidade do grupo social que a produz, o ser humano precisa de arte, lazer, comida, transporte e saúde.

Essa canção soa como um grito dos excluídos, que não lamentava só por um prato de comida, mas também por uma vida de verdade, uma vida a ser aproveitada ao máximo, não só um salário que possa ser usado único e exclusivamente para comer, mas também que possa lhe proporcionar diversão e arte.

O ser humano não se contenta apenas com as necessidades básicas naturais. Há uma sede ou fome que parece insaciável. Temos fome de cultura, arte, etc. Porém, a pobreza produz um tipo de fome geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com