TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA VERSUS POLÍTICA

Trabalho Escolar: HISTÓRIA VERSUS POLÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA VERSUS POLÍTICA

RESUMO

Buscamos com esse trabalho estabelecer um paralelo entre as disciplinas História da Educação e Política e Organização da Educação Básica, temas de fundamental importância para a formação do pedagogo. De inicio vamos falar da importância de cada uma delas isoladamente, finalizando com uma breve consideração final, acerca do que foi apontado.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Para começar vamos nos fazer a seguinte pergunta: O que é história? Marc Bloch define a História como a ‘Ciência dos homens, no tempo’ uma vez que estuda os homens, suas atividades e suas relações pessoais, culturais, políticas, entre outras em um determinado tempo. Mas, porque estudar História da Educação durante o curso de Pedagogia? Considerando que cada aluno é um indivíduo em construção e tem histórias e problemas diversos, devido ao vínculo familiar diversificado e ambientes diferentes em que vivem; o Pedagogo tem como objetivo identificar essas diferenças, com a função de elaborar um planejamento eficaz, para a uma melhor adequação do seu trabalho, decorrendo num resultado satisfatório. Para isso é necessário entender o passado, ‘história’, compreende-lo e assim para construir um novo olhar sobre o ele.

A História da Educação amplia a memória e a experiência, o

leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que

permite um alargamento do repertorio dos educadores e lhes

fornece uma visão da extrema diversidade das instituições

escolares do passado. Para além disso, revela que a educação

não é um destino, mas uma construção social, o que renova o

sentido da ação quotidiana de cada educador. (GATTI JÚNIOR, 2008)

Tendo a História da Educação como ‘disciplina fundadora das ciências da educação’ (NOVOA), estudá-la permite analisar o processo educativo escolar, através do qual o homem elabora a si mesmo; oferecendo fundamentos que permitem desvendar os objetivos da educação nos diferentes momentos

históricos, e entender como foi concebida a relação entre esses objetivos e a realidade educativa, bem como suas contradições.

Estudar a História da Educação significa atuar, investigar e instigar a potencialidade do homem enquanto seres sociais, entendendo como uma construção que tem em si a condição de incitar a exercício do pensamento, a condição de optar, de tomar decisão sobre as diversas demandas do tempo presente, intervindo na realidade, ‘presente’, para então transformá-lo, conseguindo êxito profissional.

Política e Organização da Educação Básica

As políticas educacionais tem o intuito de nos mostrar como são operadas as relações entre o Estado e a Sociedade na luta pelo reconhecimento da educação como direito, nos desafios da sua oferta e organização e nos conflitos decorrentes da busca por qualidade. Além de estudar a estrutura e o funcionamento da educação básica, primordiais em toda a atuação profissional do futuro Pedagogo, através das políticas públicas vemos a intervenção do Estado dentro de todo o contexto escolar, oferecendo meios para garantir uma aprendizagem qualitativa, e assegurando permanência dos educandos até o final do ciclo educacional, que se inicia com a educação infantil e vai até o ensino médio.

A organização e a estrutura do ensino no Brasil são estabelecidas pela LDB 9.394/96, que logo no seu início estabelece os princípios que norteiam a educação brasileira:

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de

liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno

desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício

da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Podemos destacar o planejamento um fato importante em todos os degraus, áreas e setores da educação no Brasil; e seus diferentes usos, abrangências e características especificidades. Assim define Padilha:

antes de tudo, [de] aplicar à própria educação aquilo que os verdadeiros

educadores se esforçam por inculcar a seus alunos: uma abordagem

racional e científica dos problemas. Tal abordagem supõe a determinação

dos objetivos, recursos disponíveis, a análise das consequências que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com