TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação social

Projeto de pesquisa: Humilhação social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Psicologia é uma ciência que explica varias importância para qualquer conhecimento de uma maneira que abrange o nosso intelectual, isso é uma maneira de saber como somos diferentes dos outros indivíduos dentro de cada área especializada.

A partir de uma visão que estudamos sobre a humilhação social, percebemos que o homem é o único causador de tudo isso, pois ele só pensa em si próprio. A desigualdade social no Brasil é a mais alta do mundo, sendo que o dinheiro público não é passado para as classes operárias, ocorrendo à desvalorização do trabalhador.

Porém, para ajudar o indivíduo precisamos de um trabalho interdisciplinar do assistente social e psicólogo, pois o assistente social trabalha com a sociedade, sua realidade, ficando mais fácil o trabalho, mais claro e mais simples. E o psicólogo trabalha o individuo e sua relação com o grupo. Ambos vêm lutas contra as desigualdades sociais ajudando o indivíduo a viver em sociedade.

Humilhação social

A humilhação social é um fato psicossocial que é causado entre homens, sendo ele o principal causador. Surgiu através da história sendo resultado do capitalismo que separava homem e trabalho. Para manterem a integridade familiar os homens trabalhavam em conjunto, o trabalho era visto como forma de sobrevivência servia também como forma de dominação causando nos trabalhadores um transtorno psicológico.

Neste processo somos parte de uma engrenagem, não somos considerados pessoas, somos apenas mão de obra, sem liberdade de expressão, vivendo alienado ao trabalho e sofrendo humilhações pela classe dominante.

Sem o trabalho o homem passa a ser “menos cidadão”, pois o Estado não assegura quem não é contribuinte da previdência social e seus impostos, sem direito de reivindicar e somente de agradecer, não gozando de sua cidadania.

Algumas vezes nos deparamos com pessoas que foram humilhadas e que se sentem sem direito de viver com dignidade, perdem totalmente o sentimento de ter direitos, a humilhação passa a ser uma ferida que não cicatriza em sua vida.

Com a globalização e o individualismo, os indivíduos da classe operária, não são reconhecidos como consumidores, são em grande medida considerados inúteis, sendo tratados com indiferença, sofrendo com o isolamento, abandono e exclusão social.

O trabalhador se torna invisível para os donos do capital e para a sociedade, ele trabalha muito, se esforça e consegue desempenhar satisfatoriamente suas funções, ele é vitima de um sistema que oculta a realidade, que faz promessas de crescimento profissional, mas que na verdade só quer saber de seu trabalho braçal.

As humilhações sociais são resultados de acontecimentos aparentemente insignificantes no nosso cotidiano, com repetições ao longo do tempo tornando-as traumáticas para quem as vivencia. Caminhando junto com a desigualdade social, tendo assim o poder de controle sobre os sujeitos, condenados a agir de acordo com a determinação da comunidade.

As humilhações sociais só são perceptíveis quando se quer enxergar.

A Desigualdade Social no Brasil

A desigualdade brasileira está entre as dez mais altas do mundo, apesar de estar no piso das nossas séries históricas ela ainda é grande, onde podemos ver famílias com uma renda financeira que não garante nem mesmo uma vida digna e outras que esbanjam dinheiro por aí.

Geralmente, aqueles países que possuem o PIB (Produto Interno Bruto) maior são os que mais sofrem com problemas relacionados á desigualdade, pois o dinheiro nunca é repassado para as pessoas como acontece em países mais pobres.

A globalização contribui para o crescimento econômico, aumentando a miséria, a falta de educação, de moradia e saúde. A discriminação e o preconceito neste caso traz uma série de consequência como trabalho infantil, violência e outros problemas relacionados á necessidades de sustentar a família.

A modernização junto à industrialização não cumpriu com o objetivo de elevar os padrões de vida da população e de reduzir a distancia entre a riqueza, o bem estar e o poder, não conseguido o rompimento entre a modernidade e a tradição.

A desigualdade social é vista pela sociedade como sendo algo normal, e para alguns indivíduos é obtida socialmente, onde as divisões da sociedade são determinadas pela classe financeira e política. As classes pobres com a exploração do seu trabalho auxiliam a riqueza da burguesia, na política esses trabalhadores são excluídos de qualquer ato ou decisão.

A sociedade se afasta da igualdade, onde a classe pobre sofre com maus tratos, com sensação de serem inúteis, aceitando a todo tipo de humilhação com o medo de perderem o emprego, os trabalhadores são submetidos a salários baixíssimos por serem desqualificados, são obrigados a trabalharem longas horas seguidas simplesmente para existirem.

O Brasil desenvolve políticas sociais para o combate a desigualdade, esses programas contribuem para a formação de renda, dando as classes pobres oportunidades de serem consumidores, mas essas iniciativas ainda são insuficientes para a demanda da desigualdade no Brasil.

Invisibilidade Social

Podemos dizer que invisibilidade social é uma cegueira psicossocial, uma doença que ocorre na maioria das vezes nas classes sociais dominantes, e várias pessoas estão sofrendo este drama em nossa sociedade.

As pessoas ficam invisíveis socialmente, sofrendo humilhações e indiferenças, o sentimento de desprezo toma conta de sua vida social, se tornando um ser sem importância.

Ser alguém importante para a humanidade é algo que sempre almejamos em nossa trajetória de vida, fazemos sempre o melhor para receber o reconhecimento da sociedade, desempenhando um ótimo papel social, vivendo com dignidade no ambiente familiar e profissional.

O psicólogo Fernando Costa Braga comprovou a existência da invisibilidade, sentiu na pele esta humilhação pública, e nos fez refletir sobre este tema que atinge tantos profissionais de áreas que são fundamentais para as demais atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com