TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciencias Socias e Letras Curso de Ciencias Socias

Por:   •  8/7/2019  •  Ensaio  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade federal de alfenas

Instituto de Ciencias Socias e Letras

Curso de Ciencias Socias

Disciplina Sociologia  II

Discente:  Michelle Cristina

Docente: Adriano  Santos

Introdução

O trabalho que vai ser realizando sobre as os conflitos prosposto por Nicolau  Maquiavel e Karl Marx ,foram  elaborando com bases na leituras das apostilas apresentadas pelos professores durante a disciplina. E buscando analisar as formas que  eles tinham  conhecimento e as ideias a respeito  desse tema.

  • Maquiavel e Marx ideias –conflito social

 Desenvolvimento

Maquiavel nasceu no dia 3 de maio de 1469,em Florença nesse periodo a cidade encontrva -se por um momento conturbado.A cidade era comandada pela familia da classe alta os chamados  Medicis. Maquiavel pertencia a uma das familia mas antigas daquela época,tinha uma vida cheia de dificuldades,seu pai propondo em dar uma educação digna,apresentado para seu filho muitos livros de autores incriveis,contudo se adquirindo um grande conhecimento sobre determinados assuntos,mesmo não pertecendo aristocracia florentina. (bignotto,2003, pag 3)

O periodo que maquiavel passa exercendo, suas funções dentro da república com experiências incriveis ,trazia consigo um conhecimento  sobre a politica,que mudaria sua vida completamente.Através da viagens realizadas por ele, abordando informações obtidas em seus relatos,que eram  muito apreciados pelos senhores da classe altas. Dessa maneira, mostrando o grande escritor que viria a surgir. Seu conhecimento ia alem do aquela sociedade estava acostumada.Sua carreira seria marcada aoe escrever sua obra O Principe, se tornando um importante Pensador Politico.

Perante o momento contubardo que  Maquiavel teve em sua vida,onde foi condenado a prisão,sofrendo mutios castigos.Sua retomada a sociedade trouxe muito sofrimento,com essa  experiencia vivida por ele,elaborando  seu livro, para que as pessoas pudessem ter um compreenção sobre a politica e  a  modo de conseguir o sucesso no governo. Para que o governo se tornasse bom,o Principe teria que exercer um conhecimento e postura, diante dos problemas.O desempenho dele era fundamental, assim suas conquistas tornaria bem realizadas. Porem o fato de vencerem os obstaculos,não o significa que podem confiar somente em suas  forças,sendo que manter  um equilibrio e ordem dentro no governo de uma cidade,sendo uma tarefa nada facil.

Maquiavel explica que o individuo quando adquire o poder através da sorte,encontrará por esse caminho muita dificuldade  e  falta de experiencia em organizar as suas metas prevista pro seu plano de governo, e querendo o controle para torna-lo   intacto,embora  não existe poder que dure para sempre.

Segundo Bignotto ‘’As coisas humanas resistem apenas o tempo que lhes e possivel,sendo em seguida corrompidas pelo efeito de sua propria natureza ,pois como diz no primeiro capitulo da terceira parte de seus Discursos:Nada e mais constante do que essa verdade:tudo o que existe no mundo tem limites em sua duração.’’(bignotto,2003 pag 23)

De acordo com o autor citado,o indiviudo ao conquistar o governo,incorporam  uma percepção que nunca serão destruidos,e não tendo a capacidade de preparo para enfrentar as dificuldades .

Para que ase entenda a compreensão do funcionamento dentro da vida politica, Maquiavel expõe dois polos  Virtu e Fortuna, indentificando os fracassos e os Sucessos do individuo. A Virtu referindo se de como o homem tinha que se comportar diante dos fatos,ou seja,o homem se lutasse com suas proprias forças conseguiria alcançar seus objetivos .A Fortuna definia se como uma força maligna,na qual o homem  não tinha conciência,e não ter controle total.Encontrando dificuldade em compreender o domínio do Principe diante dos fatos que se encontram na historia,e  não tendo  a percepção de como determindas coisas vão acontecer e quais serão seus resultados.

Entretando Maquiavel sempre deixou explicito que sua  preferencia de regime  republicano,sendo  um grande inovador usando o vocabulario.Entendia se Republica para Maquiavel um conjunto e leis,que a vontade era representada pelos seus membros tornando a vontade de todos.Outro problema seria encontrar o lugar certo que chegue ate as republicas.

  A concepção vista por maquiavel na consituição do Estado,e de que existe formas de lutas para alcançar o poder,pois cada individuo busca o mas alta posição de cargo que outro.Encontrando se dois tipos de humores opostos,o povo que não queria ser oprimido e  comandado,e os ricos queriam o dominio e sobre eles.

A perspectativa em que Maquiavel propõe em sua obra caracterizando o conflito, de  carater positivo,e a maneira das pessoas lidarem com os fatos dentro da  republica.Uma analise feita no quarto capitulo,percebe uma relação conflituosa entre o povo e o senado,com suas atitudes gerando a razão de grandeza e de liberdade.Maquiavel explica esse fato,que o povo não queria ser dominado apenas cobiçava sua liberdade,e do outro lado,a classe dos ricos queriam obter o dominio sobre todos ,e adquirindo esse poder a qualquer sacrificio.

A desavença que trazia as caracterisiticas ao conflito , no entanto apenas uma parte  ficaria satisfeita com o resultado,pois não ha como   atender as duas vontades dessas classescom isso, gerando mas tumulto.  Pois o conflito tem uma ideia central, na comunidade  preservando a ideia de liberdade.Baseando na participação do povo,dentro daquela sociedade.O conflito pode ser entendido como positivo,para os acontecimentos da cidade ,não sendo inevitaveis por fazerem parte do homem e da natureza.

Para  Maquaivel o governo misto era indispensavel,na qual o povo pudesse expor suas opiniões  a determinandosos  acontecimentos ,podendo se tornar publicos.Através dos comportamento do representante de alguma de alguma maneira fossem  suspeitos,o povo poderia denuciar para que medidas cabiveis fossem tomadas .

Segundo Bignotto ‘’O verdadeiro papel do Estado na obra de  Maquiavel,apresentano as forças que as lei tem,de extermina os desejos particulares,a justa sociedade,tendo capacidade de encontrar uma maneira para resolver os conflitos de  seus cidadãos’’(bignotto,1991,pag95).

Monstrando os interesses exposto por Maquiavel, que são surgidos devido aos interesses coletivos ,ou seja são exercidos  através do funcionamento público e de forma  evidente,dessa maneira,compondo a liberdade da republica.  Os interesses que o conflitos proporciona acaba gerando as questões de liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com