TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Escola x Comunidade

Por:   •  24/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Isabela Motta de Lima – RA: 1536458

Teresópolis – RJ

Teresópolis - RJ

2016

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

 a) Nome; Centro Educacional Serra dos Órgãos – CESO

b) Endereço; Av.Alberto Torres, 111, Alto

c) Telefone; (21) 2641-7004

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar; O Centro Educacional Serra dos Órgãos – CESO- mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, e que se constitui em uma das unidades do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela? Sim, é de fácil acesso. Podendo ser utilizado transporte público, transporte particular e em alguns casos podendo ir a pé.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? Sim, a escola possui laboratórios para aulas de química/biologia, laboratório de anatomia, laboratório de computador, biblioteca, quadras poliesportivas, salas de aulas que comportam o número de alunos, auditórios, espaços de socialização.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências? Sim, as salas de aula encontram-se com uma média de 25 alunos. Sendo as salas espaçosas e arejadas, bem como as áreas de lazer e ambientes educacionais. Sendo a estrutura da escola muito bem organizada.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades? Não há salas ambientes.

2.1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas? Atividades de pesquisa e aulas práticas. Na biblioteca o aluno tem livre acesso, incluindo aos laboratórios de computador para pesquisas com acesso à informática e nos laboratórios de ciências os alunos seguem o cronograma educacional.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência? Os alunos dos cursos de graduação, do CESO, os professores e algumas escolas que levam seus alunos para conhecer os laboratórios.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? Sim, proporcionando o entendimento da disciplina pelos alunos.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios? Os professores são integrados, as aulas são dinâmicas, e o ensino possui um olhar mais abrangente devido a escola estar integrada ao UNIFESO.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? A escola proporciona aos alunos um olhar mais crítico à cerca das profissões por integrar o aluno à um ambiente universitário.

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar? A Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar foram elaborados de forma coletiva com a participação de representantes de todos os setores do colégio (professores, estudantes, funcionários e responsáveis).  Para isso dois grupos de trabalho – GT foram formados e os textos foram escritos e socializados através de seminários organizados pelos próprios GTs.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais? No momento não.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

4. Organização administrativa e pedagógica 

a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)? Importante: Este organograma representa a organização do colégio em determinado período. Atualmente o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar estão em fase de revisão e esta representação sofrerá alterações.

[pic 2]

b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar? O CESO é um colégio de Educação Básica e possui turmas de Educação Infantil (Maternal ao Pré II), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). Ao todo são 17 turmas, sendo duas de 1º ano do Ensino Médio. O horário das aulas no turno da manhã é de 7h 20min às 12h 40min e o turno à tarde de 13h às 17h 30min. Às segundas e quartas os estudantes do Ensino Médio tem aula à tarde.

O calendário escolar é elaborado pela Equipe Diretiva e submetido à aprovação pelos professores em reunião. Os professores fazem sugestões de mudança, que são votadas no mesmo momento, definindo assim sua versão final.

c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho? Os professores tem um horário semanal destinado à formação permanente (2 h/a remuneradas). Esses encontros são fundamentais para a troca de informações e experiências, objetivando reflexão sobre a práxis pedagógica e a definição de novas propostas de trabalho. A coordenação do trabalho fica à cargo da Equipe Diretiva.

d) Como são elaborados os planos de ensino? São elaborados pelos professores com orientação da Coordenação Pedagógica, tendo como base a Organização Curricular do colégio.

e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?

  • Educação Infantil As atividades curriculares na Educação Infantil são dinâmicas, permitindo à criança a experimentação; a análise e a síntese; o desenvolvimento da percepção, da capacidade de comparação, de diferenciação; o reconhecimento e a combinação de elementos; a agir com autonomia e criatividade. Sendo assim, o registro do seu desenvolvimento, não tem o objetivo de promoção. Trimestralmente é elaborado um relatório individual descrevendo o desenvolvimento da criança nos aspectos emocional, social e intelectual.
  • Ensino Fundamental e Médio Para que o registro avaliativo reflita o processo de desenvolvimento global do estudante, serão utilizados, no mínimo, três instrumentos avaliativos em cada trimestre letivo (testes, provas, pesquisas, atividades em classe, extraclasse e domiciliares, demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de aplicação realizável e consistente) elaborados pelos professores do componente curricular, sob a supervisão da coordenação.

A nota final será a média ponderada das notas obtidas pelo estudante nos 3 (três) trimestres do ano letivo. Registrados a partir da fórmula a seguir:

MF = (MT1 x 1) + (MT2 x 2) + (MT3 x 3) =  6,0[pic 3]

                                  6

O registro do processo avaliativo far-se-á nos diários de classe, pelo professor do componente curricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (374.2 Kb)   docx (414.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com