TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigo: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Quadro Comparativo Com as Principais Características da Politica Econômica e Monetária nos Governos de:

Fernando Henrique Cardoso 1995-2002 Luiz Inácio Lula da Silva 2003-2010

Politica Contracionista Politica Contracionista

A partir de 1994 mudanças de regime cambial para câmbio flutuante em 1999 Permanência do câmbio flutuante

Implantação do Plano Real Manteve o Plano Real

Desvalorização cambial pós-implantação do real Valorização cambial

Mudança do regime tradicional de metas monetárias para metas inflacionária em 1999 Metas para inflação

Fixação da SELIC como taxa básica de juros Continuidade da SELIC como taxa básica de juros

Contenção creditícia via aumento da exigibilidade do compulsório no 1º mandato com liberação gradual no 2º mandato Expansão do crédito

Juros elevados Juros elevados

Conforme analisamos no quadro acima não existiram tantas diferenças entre os dois governos e em muitos pontos o governo de Luis Inácio Lula da Silva apenas deu continuidade em alguns projetos implantados pelo governo de Fernando Henrique Cardoso os dois governos tiveram muita influencia na economia Brasileira durante seus respectivos mandatos.

Passo 2

A politica fiscal brasileira – Limites e entraves ao crescimento:

Com base na leitura verificamos que os seguintes conceitos e as observações mais importantes em relação à politica fiscal brasileira:

O texto analisa a politica fiscal brasileira e suas restrições a fim de levar adiante os projetos de investimentos e de infraestrutura sem comprometer a situação financeira do setor público que precisa ser repensada, em relação ao superávit primário e a expansão da carga tributaria. É preciso rever também o espaço da politica fiscal em relação à politica cambial e monetária enfrentando os problemas tributários as relações federativas, controlando os gastos públicos e a divida. À busca de credibilidade da política econômica e na criação de um ambiente favorável à manutenção dos investimentos em moeda nacional. Que concentrou seu foco para buscar estabilidade na construção de regras fiscais indicando ao mercado o comprometimento com as metas anunciadas e a sustentabilidade intertemporal das contas publica. As autoridades acabaram se tornando prisioneiras das proposições de curto prazo, já que a lógica do reajuste fiscal e a preocupação em recuperar o controle do fluxo de recursos públicos e de conter a expansão da dívida pública, não deixaram espaço para reforma do setor publico e de reconstrução da capacidade de financiamento dos investimentos.

Algumas restrições no crescimento foram o aumento na carga tributaria e nas despesas. A estrutura dos gatos públicos ajudou a entender a para o numero considerável das agendas fiscais. Enfim a analise dessas questões ganha sentido à medida que a agenda fiscal não fique restrita à politica de estabilização e voltar como instrumento na estratégia de crescimento.

Passo 3

Mapa do PIB:

O Mapa analisado indica que Rússia está acimado Brasil com 2,414 em relação ao PIB o que indica que a riqueza acumulada na Rússia que no casoé soma dos bens, produtos e serviços produzido no ano de 2011 foi maior que as riquezas do Brasil e o Reino Unido estão abaixo com 2,290 o Brasil apresenta um PIB de 2,324.

Alguns fatores que influenciam na variação do PIB entre os Países é o consumo da população quanto mais o as pessoas gastam maior é PIB do país e quando gastam menos o valor do PIB caí. Porém esse consumo depende muito do salário e dos juros, se o salário da população é maior e os juros do mercado menor. A população é induzida a consumir mais o que gera um aumento no valor do PIB, mais com o salário baixo e os juros altos o consumo acaba reduzindo o que diminui o PIB. Os empresários também contribuem na variação do PIB, porém o que os atrapalham são os juros que os impendem muitas vezes de fazer investimentos, comprar maquinas, expandir suas atividades e contratar trabalhadores, as empresas são as maiores responsáveis na movimentação da economia de um país.

Os gastos do governo com obras, construções de estradas são uns dos fatores que impulsionam o PIB, pois contratam operários e gastam com matérias de construção o que eleva a produção geral da economia. As Exportações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com