TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de alfabetização na sociedade moderna

Pesquisas Acadêmicas: O processo de alfabetização na sociedade moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO

Na atual sociedade o processo de alfabetização não se limita à aprendizagem da leitura e da escrita, mas envolve as relações sociais eculturais, tendo em vista que o homem é produto do seu meio e nele precisa viver adotando um papel de cidadão ativo na sociedade em que vive.

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento envolve o contato com distintos tipos e gêneros textuais, de compreender o que eles trazem e qual é a sua função no processo de interação através da leitura, é buscar notícias em jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

1 Alfabetização e Letramento

Alfabetização é nada mais que a aquisição do sistema convencional da escrita, já o letramento é o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.

Aalfabetização e o letramento andam lado a lado, pois a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja: em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento, este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema da escrita.

“Estar alfabetizado é saber ler e escrever, que é algo que se aprende e nunca mas esquece, que permite ao indivíduo viajar pelo mundo da leitura e do aprendizado, permite conhecer os símbolos da linguagem, possibilitando assim a interação e o convívio com o mundo exterior.” Aline de Deus R. Ribeiro.

“Estar alfabetizado é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizar para ler e escrever. Devido ter estudado na escola tradicional, com palpatória, decoreba, sem poder expressar sua opinião, o método é bem diferente nos dias de hoje. Entrei na escola alfabetizada lendo e escrevendo com mais facilidade do que os outros. Percebi que as outras crianças tinham dificuldade na aprendizagem. Mais hoje as habilidades de ler, falar e ouvir com compreensão não se desenvolve espontaneamente, a importância do contexto nas escolas, nas aulas de alfabetização e letramento faz a diferença para formação do aluno critico.” Elisângela Pires Faro

“Estar alfabetizado não é apenas aprender a ler e escrever, é ir além disso, sendo necessário que o individuo entenda o que estálendo e saiba expor suas ideias de forma concisa e coerente. Pois tal conhecimento não se detém apenas no âmbito escolar, mas sim tem um elo com a nossa vida cotidiana, nos permitindo a enfrentar as barreiras existentes no dia-a-dia.” Joelma Virgínia F. De Almeida.

"Estar alfabetizado é apropriar –se da escrita e da leitura , e saber fazer uso delas em seu cotidiano como ler um livro, uma revista, jornal interpretar texto e ate mesmo escrever uma carta. Indo além do código escrito, processando informações para se utilizar com senso crítico." Rosiane Santos Sousa

“Estar alfabetizado é saber ler e escrever, formar sílabas, frases, parágrafos, textos etc...é saber pensar refletir analisar criar, mas não somente isto, é também estar preparado para a convivência do seu dia a dia, saber lidar como os desafios, diferenças e interagir no seu meio, é também ter a criatividade de buscar seu aprendizado e perceber que as vezes algo que marcou, foi difícil doloroso como a palmatória, mas foi essencial para o seu desabrochar daí por diante ficou mais fácil a busca do conhecimento e da vivencia”. Roza da Costa Tavares.

“Estar alfabetizado significa saber ler e escrever, conhecer símbolos, mas isso não é suficiente é também saber usar a leitura e a escrita por todo o seu viver, entrelaçando esse saber na convivência com as outra pessoas resgatando mais conhecimentos sempre que for possível, portanto estar alfabetizado é estar preparado para os desafios da vida”.Vanira Bernarda da Silva.

Nas ideias de Faraco não há uma única forma de ensinar a linguagem, devido pronuncias diferentes em diferentes variações regionais ou sócio-culturais, as vezes também a diferença entre a grafia e o som não depende de variação, mas de mudanças na estrutura gráfica da língua.

Alfabetização: Na ideia de Faraco (2003) a memorização e a repetição da escrita e da leitura, apresenta um conjunto de atividades criativas e interessantes que podem muito colaborar com a memorização das grafias das palavras. O trabalho com literatura infantil é bastante útil quando se trata de um material que seja atrativo e de qualidade. Bons autores e poetas devem ser selecionados e seus textos constantemente trabalhados em sala. Na leitura desses textos, as crianças irão percebendo as diferenças entre a língua escrita e oral.

O fato que muito nos satisfaz no trabalho de Faraco (2003), ele cria mecanismos de alfabetização que não exige o pagamento cultural da criança. Para ele, o fato de ter havido mudança na escrita de algumas palavras e de a mudança ter criado uma situação arbitrária, não significa que o brasileiro antes de ser alfabetizado tenha de corrigir sua pronúncia; “não significa também que o professor tenha que introduzir uma pronúncia artificial na sala de aula para que o aluno não erre”.

Letramento – Fala – Escrita : A língua falada e a língua escrita. Refletiremos sobre como a criança chega à escola dominando a variação oral que é uma marca desua identidade cultural.

Nos fundamentos de Faraco(2003), o autor que realizou um interessante estudo que muito auxilia ao trabalho do professor. Os conceitos trabalhados pelo autor complementando-as com as contribuições de Juracy, em seu estudo sobre o uso de literatura na alfabetização. Acreditamos que esses dois pensadores podem contribuir muito para as práticas de ensino e aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com