TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais problemas ambientais do nosso tempo

Pesquisas Acadêmicas: Os principais problemas ambientais do nosso tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

MARILDA FRANCISCA DE MELO

EDUCAÇÃO SOCIO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO

Se observarmos o homem no decorrer da sua evolução, verifica-se que este, no início da sua existência, adaptou-se ao meio ambiente, utilizando estratégias de sobrevivência que causavam baixo impacto ao ecossistema no qual estavam inseridos. Entretanto, no decorrer da sua história e de forma paralela com o desenvolvimento tecnológico, o homem descobriu que, além de produzir e transportar possuía a capacidade de armazenar. Tal descoberta transformou sua forma de relacionamento e uso, com o meio ambiente. A partir de então, as modificações ambientais, que ocorriam em pequenas escalas passaram a assumir proporções significativas.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Borba, o tema responsabilidade socioambiental pode ser definido como um conjunto de ações que visam melhorar o impacto causado por indústrias à sociedade e ao meio ambiente.

Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão:

• Aquecimento global,

• Desmatamento e extinção de espécies,

• Diminuição dos recursos hídricos,

• Consumo e resíduos tóxicos orgânicos e inorgânicos.

Alguns problemas socioambientais estão além da capacidade organizacional de resolvê-los e, quando as empresas são afetadas por essas causas externas, assim como a Usina de Fukushima, no Japão, que, por causa do terremoto e do tsunami, todos os sistemas funcionais foram prejudicados, sendo assim, um prejuízo de ordem ambiental. Outro exemplo, é a questão dos frigoríficos de abate de bovinos em outros estados que, por motivos de interferência da natureza, optaram por parar de abater animais por causa da enchente que ocorreu neste ano de 2011.

Contudo organizações devem ter com a sociedade e com o meio ambiente obrigações legais, econômicas e éticas. Em uma organização não existe ética sem Responsabilidade socioambiental, de acordo com as palavras de Giles:

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.

INDÚSTRIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL

O carvão mineral já era usado como energia fóssil pelo 1º Imperador Romano, 100-200 antes de cristo, mas a partir de 1700, no inicio da chamada revoluçãoindustrial, foi o combustível que alcançou o maior grau de importância, substituindo progressivamente a queima da madeira, seja na industria energética seja no aquecimento das casas no inverno dos países da América do norte,Europa e Ásia. Só durante a segunda metade do século XIX, não só os Estados Unidos, mas todas as nações industrializadas passaram a utilizar o carvão mineral como principal fonte de energia.

Esse mineral continuou a ser amplamente utilizado até a segunda metade do século XX, quando o petróleo e o gás natural tornaram-se as principais fontes de energia primária. O primeiro poço petrolífero foi perfurado na Pensilvânia em 1859.

O petróleo continuou como a principal fonte de energia fóssil por todo o século XX, cujo papel continua desempenhando nos dias de hoje, apesar de um recente e progressivo declínio.

Mesmo com a atividade em declínio pesquisas indicam que entre as vinte companhias mais ricas do mundo oito são petrolíferas entre elas estão:

• ExxonMobil Corporation

• Royal Dutch Shell PLC

• BP Plc

• PetroChina Company, Ltd.

• O A O GAZPROM

• Petroleo Brasileiro SA Petrobras

• Total AS – França

• Chevron Corporation

A primeira crise ocorreu em 1956, quando o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez, que era de propriedade de uma empresa Anglo-Francesa, com isto o abastecimento para ospaíses ocidentais foi interrompido causando aumento do preço do produto.

Em todas as crises do petróleo houve grandes prejuízos econômicos financeiros para a população mundial. Em 1991, com os incêndios dos poços no Golfo Pérsico, além dos prejuízos financeiros, houve um grande prejuízo ecológico, sendo afetado o ar, o solo, a água e os seres vivos que fazem parte dos ecossistemas das regiões afetadas.

Governante de países que produzem petróleo não tem uma política de incentivo a outros tipos de energia limpa, já que o petróleo é mais barato e já se investiu muito em petróleo, quem mexe com petróleo não se preocupa com meio ambiente e, apesar de tudo, o Brasil está na era do petróleo, que, segundo pesquisas, dá mais lucros que qualquer outro tipo de energia.

Como vivemos num mundo capitalista, os acionistas dascompanhias de petróleo esperam lucros de seus investimentos, logo, quanto mais barato o petróleo estiver no mercado internacional, menos capitais serão investidos em fontes de energia limpas.

LEIS AMBIENTAIS ÀS FORMAS LEGÍTIMAS DE DOMINAÇÃO

Diante disto foram criadas leis ambientais para proteger o meio ambiente e a sociedade, a legislação ambiental brasileira é uma das mais completas do mundo. Apesar de não serem cumpridas da maneira adequada, as 17 leis ambientais mais importantes podem garantir a preservação do grande patrimônio ambiental do país. Entre elas estão às seguintes:

- Lei dos Agrotóxicos - número 7.802 de 10/07/1989.Lei da Área de Proteção Ambiental

- Lei das Atividades Nucleares - número 6.453 de 17/10/1977.Lei de Crimes Ambientais - número 9.605 de 12/02/1998.

- Lei da Exploração Mineral – número 7.805 de 18/07/1989 etc.

Tipos de dominação.

- Dominação Legal

- Dominação Tradicional

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com