TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

SUMARIO

INTRODUÇÃO

1.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

• Economia

• Inflação

Inflação de Demanda

Inflação de Custos

Índices de Inflação

• Taxa de juros

• Taxa de Cambio

1.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

• Medidas Descritivas

• Números-Índices

• Deflação de dados

1.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

CONCLUSÃO

REFERENCIAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo principal apresentar de uma forma clara e concisa, os contextos relacionados a área de administração, englobando assuntos arrolados a macroeconomia e microeconomia, conscientizando a importância da estatística na tomada de decisões do administrador, bem como empreender os métodos quantitativos á gestão empresarial. Aqui também foi exposto a ética empresarial inserido no contexto do sistema empresarial e a busca referente ao estimulo de consumo. Ressaltamos ainda o consumismo exasperado da população e a indução através da mídia.

1.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Economia

Inicialmente conceituaremos economia: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.

A macroeconomia estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica. A Macroeconomia permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de recessão e de aquecimento.

Existem varias variáveis econômicas todos aqueles fatores que de certa forma podem ser medidos e que influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa. Mas freqüentemente ouvimos noticias na mídia sobre inflação, taxa de juros e taxas de câmbio, temas esses que discorreremos de forma sucinta.

Inflação

Entende-se por inflação um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

Sabemos da influencia dessa variável através da mídia na nossa economia. Trazemos o seguinte exemplo: “O presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação teria queda neste ano frente ao patamar registrado em 2012 (5,84%) e no ano de 2014. Embora ainda continue acreditando na desaceleração da inflação neste ano, o mercado prevê, entretanto, crescimento da inflação em 2014 – último ano do mandato da presidente Dilma Rousseff.”

Taxa de juros

A taxa de juros é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

Existem essencialmente duas taxas de juros relevantes para os agentes econômicos: a taxa de juro de referência, definida pela autoridade monetária, que no caso europeu é o Banco Central Europeu (BCE) e as taxas Euribor. A primeira tem uma grande influência na atividade econômica podendo estimulá-la ou reduzi-la. A segunda, as taxas Euribor, são relevantes porque servem de indexantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com