TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padaria Q Pão

Dissertações: Padaria Q Pão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Na administração podemos organizar melhor áreas e departamentos de uma organização que está presente em nosso dia a dia, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, funcionando como nosso manual de adaptação, tudo tem que ter uma seqüência que precisa ser administrada para que haja um certa coerência e que tudo flua da melhor maneira possível, por isso tal importância essa é fundamental para todos nós, como veremos a seguir usando como exemplo a Padaria Q Pão, onde observaremos vários pontos identificando problemas e soluções acerca do ocorre dentro de uma organização.

Relatório

A administração vem de todo tipo de empreendimento de uma pessoa que reúne ou represente uma organização, cada um com sua habilidade e o seu entendimento, ligada a uma instituição de fins lucrativos ou não. Assim como em qualquer outra teoria a administração também tem suas variáveis, elas são cinco variáveis básicas da teoria geral da administração. A primeira é o ênfase nas tarefas, o planejamento das atividades operacionais. A segunda é o ênfase nas estruturas, que cuida da configuração e estruturação das organizações. A terceira é o ênfase nas pessoas e suas atividades dentro das organizações. A quarta é o ênfase na tecnologia, ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia nas suas atividades. E por fim temos o ênfase no ambiente, que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

A administração teve sua evolução junto a revolução industrial através de grandes nomes que revolucionaram o ramo das empresas, conhecidos como escola clássica da administração, os principais foram, Taylor e toda sua eficiência como o primeiro homem na história a considerar o trabalho como alvo de estudo e uma observação sistêmica tornando a administração mais cientifica, embora ele esteja morto há sessenta anos suas teorias são aplicadas até hoje. Assim como Taylor as idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, com produção em massa, padronização do maquinário e de equipamentos fazendo com que os operários se esforçassem tanto. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, se especificava o numero de carros que deveria ser produzidos em um determinado numero de dias. Outro marco na história é a visão de Fayol sobre os processos da administração e suas funções, dividindo a empresa em seis atividades, a técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e por fim administração vista como a mais importante subseqüentes de seu componentes, o planejamento, organização, comandar, coordenar e controlar.

Já para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta. tal ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação: A ação racional com relação a um objetivo; A ação racional com relação a um valor; A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito e a ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, com essas teorias é notório sua aplicação na organizações. e por fim não podemos deixar de citar o modelo japonês como uma certa evolução da escola clássica, como principal exemplo temos o sistema Toyota de produção tendo como principio a eliminação de desperdício e uma produção com qualidade.

Todas essas teorias acrescentaram para a revolução industrial e continua sendo pertinente até os dias atuais, pois cada vezes mais as empresas vem se desenvolvendo através da revolução atual e tecnologias, para assim entender os consumidores que por sua vez estão mais informados e bem mais exigentes devido a criação natural de uma sociedade da informação,interligados através da internet, tendo acesso as noticias no mundo inteiro, formando assim junto com as empresas a globalização. Sendo assim as empresas disputam entre si a atenção dos consumidores exigente na intenção de afastar a concorrência e agradar a geração conteúdo, como são chamados os novos consumidores.

Com tudo sabemos que essa revolução ainda precisa atingir muitas empresa e pessoas que ainda não acompanha a inovação tecnológica. seja por consumidores, ou falta recurso ou até mesmo uma questão cultural.

Stress de antigamente e o que vivemos hoje (Etapa 2 Passo 2)

O estresse apontado pelo personagem deve-se ao trabalho continuou sem hora para descanso determinado onde o foco é a produção e nada mais, ignorando o bem estar do funcionário. O estresse que vivemos nas empresas está relacionado as metas estabelecidas que devem ser cumpridas dentro de um determinado prazo, este que pode ser diário a semanal, por conta disso recebemos pressão para que os resultados que esperam de nos aconteçam dentro das expectativas estabelecidas por nossos "chefes", onde a concorrência é um dos fatores de maiores cobranças sobre nós. Podemos dizer que a principal diferença são as leis trabalhistas que temos a nosso favor, a estrutura de trabalho, onde em grande parte das empresas seus maiores bens são seus funcionários, o bem estar de todos eles. Porém é possível apontar semelhança, esta que é a cobrança, que apesar de ser feita de um jeito no filme e nós dias de hoje, de outro, o estresse esta presente, visto que o enfoque de uma cobrança está sempre relacionado a produção, seja ele de produtos ou serviços.

Princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com