TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção Contra A Gravidez Da Adolescencia

Casos: Prevenção Contra A Gravidez Da Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL - VI

JHOSE DE OLIVEIRA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA PERTINENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR

OBRIGATÓRIO II

PREJETO DE AÇÃO

JHOSE DE OLIVEIRA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA PERTINENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR

OBRIGATÓRIO II

PREVENÇÃO CONTRA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

6º SEMESTRE”

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Prejeto de ação.Orientador: Amanda Boza Gonçalves: Oficina de Formação: projeto de intervenção; Clarice da Luz Kernkamp : Realidade Regional e o serviço Social; Maria Ângela Santini: Família, Cultura e Sociedade; Maria Lucimar Pereira : Política Social III ; Rosane Ap. Malvezzi Belieiro: Estágio Curricular Obrigatório II.

Castanhal

2012

APRESENTAÇÃO

A gravidez não planejada na adolescência traz serias conseqüências tanto biológica como familiares, psicológicas, econômicas e sociais, e é um problema que atinge também a saúde pública. Neste projeto é traçado um desafio para os profissionais da assistência social na prevenção da gravidez na adolescência através de ações que devem ser realizada de forma continua que envolve os métodos contraceptivos, palestras e planejamento familiar. O período de adolescência é considerado de 12 a 18 anos segundo o estatuto da criança e do adolescente.

Esse período da vida ocorre maturação sexual, mudança de comportamento, muitas vezes crescem os conflitos familiares. Ocorrem também uma cobrança de maiores responsabilidades. Todo ano cerca de 1 milhão de jovens de 10 a 19 anos se tornam mães. Geralmente a vida sexual precoce ou gravidez vem de famílias onde as mães também iniciaram a vida sexual cedo ou engravidaram durante a adolescência. Mesmo com o desenvolvimento tecnológico que cresce a cada dia no campo da contracepção disponibilizando informações relacionados aos métodos anticoncepcionais, há milhares de adolescente que engravidam precocemente.

Oferecer ações de escolhas a adolescente, até mesmo ao casal, gera segurança e com isso uma melhor utilização dos métodos. O elevado número de gravidez entre adolescente não só no Município de Mãe do Rio, onde o projeto de ação Prevenção na Gravidez será aplicado, mais em todo o mundo é considerado um problema do não planejamento no que diz respeito a formação acadêmica e profissional de jovens. Diante dessa conclusão faz se necessário a mobilização dos profissionais envolvidos com a problemática, como os Assistente Sociais, profissionais da saúde e também a sociedade, por meio de um projeto de informação dando maior acesso a métodos preventivos como conscientizá-los a responsabilidade no exercício da sexualidade, educação e assistência com oferta de métodos contraceptivos para adolescentes.

Uma gravidez não desejada traz um conjunto de conseqüências no âmbito social, familiar e pessoal. Uma adolescente grávida fará para si mesmo a seguinte pergunta, porque isso aconteceu logo comigo? E agora o que eu vou fazer? A gravidez na adolescência traz graves problemas para programas de saúde públicas, para projetos educacionais, para vida familiar, para o desenvolvimento social e profissional da adolescente grávida.

Esse problema exige não só da saúde pública, mais também a população em geral e na área da assistência social. Esse é um projeto de ação voltada a orientação através de palestras desenvolvidas juntamente a Assistente Social do CRAS do Município de Mãe do Rio e será aplicada em escolas no projovem e também será abordada durante a visita domiciliar.

Na ação que será desenvolvida com atenção ao adolescente será necessário considerar que nesta fase, exercer a sexualidade com saúde é um direito. O profissional envolvido precisa respeitar a particularidade dos adolescentes informando sem constrangê-los.

JUSTIFICATIVA

O CRAS no município de Mãe do Rio possui uma equipe formada por uma assistente social e uma psicóloga que o trabalho do serviço social estar sendo desenvolvido o bem-estar de todas as famílias cadastradas, buscando com que elas tenham acesso aos direitos sociais.

Nesse período de estagio pude acompanhar o trabalho do assistente social na instituição com o foco na atuação com gravidas, e observando um numero considerado de adolescentes gravidas, assim vendo necessário um trabalho para ser desenvolvido a fim de prevenir uma gravidez indesejada.

É preciso trabalhar juntamente com as famílias, as adolescentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com