TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Obras De Lenin

Artigos Científicos: Principais Obras De Lenin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 9

Principais obras de Lênin

As lições da revolução (1910)

Trecho: “Decorreram cinco anos desde que, em Outubro de 1905, a classe operária da Rússia desferiu o primeiro golpe poderoso na autocracia czarista. Nessas grandes jornadas, o proletariado ergueu milhões de trabalhadores para a luta contra os seus opressores. Conquistou para si, em alguns meses de 1905, melhorias que os operários haviam esperado em vão das "autoridades" durante dezenas de anos. O proletariado conquistou para todo o povo russo, embora por um breve período, a liberdade de imprensa, de reunião e de associação, nunca vista na Rússia. Varreu do seu caminho a falsificada Duma de bulíguine, arrancou ao czar o manifesto sobre a constituição e tornou impossível de uma vez para sempre governar a Rússia sem instituições representativas.”

Essa obra de Lênin exalta a tomada de consciência trazida ao povo russo após a primeira revolução, de 1905, que segundo ele, fez a população acordar para as atrocidades que o tirânico governo do czar cometia.

Três fontes e as três partes constitutivas do Marxismo (1913)

1- A filosofia do marxismo é o materialismo. Ao longo de toda a história moderna da Europa, e especialmente em fins do século XVIII, em França, onde se travou a batalha decisiva contra todas as velharias medievais, contra o feudalismo nas instituições e nas idéias, o materialismo mostrou ser a única filosofia conseqüente, fiel a todos os ensinamentos das ciências naturais, hostil à superstição, à beatice, etc.

2- Depois de ter verificado que o regime econômico constitui a base sobre a qual se ergue a superestrutura política, Marx dedicou-se principalmente ao estudo deste regime econômico. A obra principal de Marx, O Capital, é dedicada ao estudo do regime econômico da sociedade moderna, isto é, da sociedade capitalista.

3- Quando o regime feudal foi derrubado e a "livre" sociedade capitalista viu a luz do dia, tornou-se imediatamente claro que essa liberdade representava um novo sistema de opressão e exploração dos trabalhadores. Criticava a sociedade capitalista, condenava-a, amaldiçoava-a, sonhava com a sua destruição, fantasiava sobre um regime melhor, queria convencer os ricos da imoralidade da exploração.

Nessa obra, Lênin sintetiza as bases da doutrina marxista, que seriam ao mesmo tempo suas partes e fontes.

Karl Marx - Esboço biográfico e uma exposição do Marxismo (1914)

O Oportunismo da II Internacional (1916)

Trecho “Em que consiste a essência econômica do defensismo durante a guerra de 1914-1915? A burguesia de todas as grandes potências trava a guerra com o fim de partilhar e explorar o mundo, com o fim de oprimir os povos. Um pequeno círculo da burocracia operária, da aristocracia operária e de companheiros de jornada pequeno-burgueses pode receber algumas migalhas dos grandes lucros da burguesia. A causa de classe profunda do social-chauvinismo e do oportunismo é a mesma: a aliança de uma pequena camada de operários privilegiados com a "sua" burguesia nacional contra as massas da classe operária, a aliança dos lacaios da burguesia com esta última contra a classe por ela explorada.”

Nessa obra ele faz uma crítica à II Internacional por ela estar repleta de falsos socialistas, ou social-chauvinistas, que são a favor da burguesia e não lutam pelos verdadeiros ideais marxistas, e nem pela real finalidade da instituição, que é unir os partidos com ideal socialista.

Teses de abril (1917)

Foram uma série de diretivas emitidas pelo líder bolchevique Vladimir Lenin em Abril de 1917, após seu retorno a Petrogrado (São Petersburgo), na Rússia depois de seu exílio na Suíça. As teses foram em sua maioria destinadas aos seus companheiros bolcheviques na Rússia e a retornarem para a Rússia a partir do exílio. Ele apelou para os sovietes (conselhos de trabalhadores) a tomarem o poder (como visto no lema "todo o poder aos sovietes"), denunciou liberais e sociais-democratas no Governo Provisório, chamando os bolcheviques para não cooperarem com o governo, e apelando para novas políticas comunistas. As Teses de Abril influenciaram os Dias de Julho e a Revolução de Outubro nos próximos meses e estão identificados com o leninismo.

Basicamente era um estímulo tanto à remoção do apoio para a continuidade da Rússia na Primeira Guerra Mundial quanto para a desobediência militar dos soldados. No documento, Lênin explica que a Guerra Mundial era uma "guerra burguesa do capitalismo" e dessa forma jamais haveria um cessar-fogo com a presença do capital no governo provisório. Tinham como base: "Paz, Pão e Terra" à população:

• Paz: a saída da Rússia da guerra

• Pão: comida a todos

• Terra: promover a reforma agrária

O Estado e a Revolução (1917)

Publicado em setembro de 1917, às vésperas da Revolução de Outubro liderada pelo partido Bolchevique.

No livro Lênin discute a teoria marxista em diálogo com os anarquistas e especialmente aqueles a que chama de oportunistas, os pensadores e partidos socialistas que tendiam a uma interpretação de evolução gradual do capitalismo ao socialismo defendendo os meios parlamentares como legítimos quando não únicos para a luta do proletariado frente aos capitalistas.

A todos Lênin atribuiu o erro de distorcer as palavras de Marx sobre a revolução da sociedade capitalista para a comunista e de se lançarem em defesa de teorias nacionalistas que vão contra as teses essenciais da luta dos trabalhadores, e o internacionalismo(entendido como Ética no original, distribuído na época pela imprensa londrina), além de moderarem seus discursos com vistas a cadeiras nos parlamentos burgueses.

O Estado soviético

Revolução de 1905

Apesar do Império Russo, na época, ser um dos impérios mais poderosos do mundo em termos militares, apenas uma fina parte da população (os nobres) tinham boas condições de vida. Os camponeses eram terrivelmente pobres e trabalhavam de sol-a-sol os seus terrenos sem poder possuí-los. As sucessivas derrotas em várias guerras e batalhas durante a Primeira Guerra Mundial e o descontentamento geral da população fizeram com que a economia interna começasse a deteriorar-se. A instabilidade e a pobreza tiveram como consequência a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com