TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE TRABALHOSociologia

Tese: QUESTÕES DE TRABALHOSociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Tese  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES DO TRABALHO

1) Qual a definição de trabalho apresentada no texto?

Trabalhar é uma atividade eminentemente humana, porque é consciente, deliberada e com um propósito. Ela pode ter como fim a criação de bens materiais que supram as necessidades humanas de sobrevivência (moradia, alimentação, proteção, etc.), ou necessidades culturais e psíquicas (arte, educação, etc.).

Resumidamente o trabalho é a atividade ou ação que necessita de capacidades físicas e mentais, destinada a satisfazer as necessidades humanas.

2) Qual a relação de trabalho com o sofrimento? Apresente três razões que justifique tal relação.

No início dos tempos o trabalho era uma luta constante para sobreviver, as pessoas tinham a necessidade de se alimentar, de ter um abrigo, de proteção e a única forma de obtenção desses recursos necessários para sua vida era o trabalho.

As pessoas eram tratadas como mercadorias, se submetiam ao trabalho pela força, e até eram expostos a vários castigos.

Com o passar dos anos pouca coisa muda, a situação permanece quase a mesma, para sua sobrevivência se submetem ao trabalho na situação quase desumana, onde a remuneração é baixa ou muitas vezes não há, sem condições mínimas para o trabalho.

3) O que se entende por sociedade intelectualista, ou sociedade do conhecimento?

A Sociedade do Conhecimento é compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nesta sociedade, a inovação tecnológica ou novo conhecimento, passa a ser um fator importante para a produtividade e para o desenvolvimento económico dos países

4) Apresente 3 diferenças do trabalho na sociedade feudal em relação ao trabalho industrial?

I. Na sociedade feudal os trabalhadores “servos” eram semi-livres, não pertenciam ao senhor feudal, mas estavam obrigados a viver na sua propriedade. E no trabalho industrial já há uma liberdade e independência, as pessoas são livres para escolher aonde querem trabalhar;

II. Na sociedade feudal os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais; já no trabalho industrial esse trabalho passa a ser visto como emprego, ou seja, começam a ser remunerados pelas as atividades que exercem.

III. O trabalho na sociedade industrial se concentra nas fabricas, e não mais nos campos como na sociedade feudal.

5) Como Justificar na sociedade atual a existência do trabalho escravo ou não remunerado?

A escravidão que existe nos dias atuais ocorre principalmente decorrente da miséria e da necessidade de sobrevivência.

Um exemplo claro que vivemos atualmente são as pessoas que saem de seus países e cidades de origem na busca de melhores condições de vidas, e acabam se submetendo ao trabalho sem as mínimas condições, tendo rotinas de trabalho absurdas e desumanas.

6) Qual o objeto de estudo da sociologia do trabalho e suas principais influências no campo do saber?

Sociologia do trabalho é a parte da sociologia voltada ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho, incluindo basicamente as empresas e os sindicatos.

Sociologia do Trabalho está voltada particularmente para a busca da compreensão da organização e evolução do mundo do trabalho na sociedade, as relações de trabalho e as implicações sociais dos mesmos.

7) Qual a diferença entre labor e ação?

• AÇÃO é a atividade que tem como virtude intelectual o conhecimento verdadeiro.

A ação é a única que se realiza entre os homens sem a necessidade da matéria, possuindo um veículo: a palavra.

A ação tem um começo determinado, mas nunca possuí um fim previsível e é irreversível.

• LABOR é a atividade que existe para produzir tudo que é vital ao homem, onde ele retira da natureza tudo que é necessário para a manutenção da vida, mostrando o caráter biológico dessa atividade ligada ao naturalismo radical do ser humano. O labor tem como condição humana a própria vida. Ele é um ciclo incessante: enquanto há vida, há labor. Ele "produz" bens necessários para o desenvolvimento biológico do homem (bens de consumo) e está vinculado à conservação da espécie e da vida enquanto tal, sendo que esta atividade é a que mais nos aproxima dos animais.

8) Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com