TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as definições do CPC 18 - E quanto aos investimentos em subsidiárias e empresas controladas?

Projeto de pesquisa: Quais são as definições do CPC 18 - E quanto aos investimentos em subsidiárias e empresas controladas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O processo ensino-aprendizagem inerente à disciplina Contabilidade Avançada enseja o estudo,

a pesquisa e o debate acerca de alguns conhecimentos considerados complexos e estratégicos no contexto

dessa importante ciência social, que é a Contabilidade.

Pode-se sintetizá-la ou ementá-la como sendo o estudo dos ajustes

e técnicas de elaboração

das demonstrações contábeis no contexto dos conhecimentos específicos da Contabilidade Superior, assim

considerados em função do nível de complexidade e aprofundamento que a sua adoção exige dos

profissionais envolvidos.

1. Quais as definições do CPC 18 – Referente a investimento em empresas coligada e controlada?

R:. método de equivalência patrimonial – é método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida.

Coligadas - é uma entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, sobre a qual o investidor tem influencia significativa e que não se configura como controlada ou participação em empreendimento sob controle conjunto.

Influencia significativa – é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas.

Controle – é o poder de governo as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefícios de suas atividades.

Controlada – é a entidade, incluído aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direito de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderado nas deliberações sociais

e o poder de eleger a maioria das administrações.

Controle conjunto – é o compartilhamento do controle, contratualmente estabelecido, sobre uma atividade econômica que existe somente quando as decisões estratégicas, financeiras e operacionais relativas á atividade exigirem consentimento unânime das partes que compartilham o controle ( os empreendedores).

Demonstrações separadas – são aquelas apresentadas por uma controladora, um investimento em coligada ou um empreendedor em uma entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos são contabilizados com base no valor do interesse direto no patrimônio das investidas.

2. Quais as operações básicas que as participações societárias envolvem?

R:. as participações societárias podem ser classificadas em controladas, coligadas ou outras participações.

São elas:

Quantidade e tipo de ações ou cotas que a investidora detém do capital da investidora.

Influencia da investidora na administração da investidora.

3. Explicar o que é ágio ou deságio na aquisição de participação.

R:. ágio ou deságio na aquisição refere-se a diferença para mais (ágio) ou para menos (deságio) entre o valor patrimonial e o valor do custo de aquisição.

Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é o acordo contratual em

que duas ou mais partes se comprometem à realização de atividade econômica que está sujeita ao controle conjunto.

Consolidação proporcional é o método de contabilização pelo qual a

participação do empreendedor nos ativos, passivos, receitas e despesas da entidade controlada em conjunto são combinadas, linha a linha, com itens similares nas demonstrações contábeis do empreendedor, ou em linhas separadas nessas demonstrações contábeis.

Demonstrações separadas são aquelas apresentadas por uma controladora, um investidor em coligada ou um empreendedor em uma entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos são contabilizados com base no valor do interesse direto no patrimônio (direct equity interest), em vez de nos resultados divulgados e nos valores contábeis dos ativos líquidos das investidas. Não se confundem com as demonstrações contábeis individuais. (Consultar Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas.)

Influência significativa é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da entidade, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas.

Empreendedor é um dos participantes em determinado empreendimento controlado em conjunto que detém o controle compartilhado sobre esse empreendimento.

4. As demonstrações contábeis elaboradas com base na consolidação proporcional ou no método de equivalência patrimonial não são demonstrações contábeis separadas, nem são demonstrações contábeis separadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com