TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto: O Espaço, Protagonista Da Arquitetura

Por:   •  27/3/2024  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO TEXTO: O ESPAÇO, PROTAGONISTA DA ARQUITETURA

INTRODUÇÃO

A insatisfação com a narrativa histórica da arquitetura é atribuída à falta de compreensão do espaço por grande parte da sociedade e à falha dos historiadores e críticos em desenvolver um método coeso para estudar o espaço arquitetônico. A essência da arquitetura reside na interação tridimensional com o homem, diferenciando-se das artes como pintura e escultura.

DESENVOLVIMENTO

* A arquitetura é comparada a uma escultura em que o homem penetra e caminha, enfatizando a importância do espaço interior.

* A apresentação tradicional de projetos, com ênfase em plantas e fachadas, reflete uma falta de educação espacial, ignorando a verdadeira essência da arquitetura, que está no espaço circundante.

* O estudo da arquitetura requer uma compreensão do espaço como protagonista, superando meras considerações de forma e volume.

* A revolução cubista no início do século XX revelou a importância da quarta dimensão (tempo) na percepção do espaço arquitetônico.

* O espaço arquitetônico transcende as dimensões tradicionais, sendo moldado pela interação do homem com o ambiente construído.

* A definição mais precisa de arquitetura está ligada ao espaço interior, que deve atrair e elevar espiritualmente.

CONCLUSÃO

* A experiência espacial na arquitetura não se limita ao interior dos edifícios, estendendo-se às ruas e praças da cidade.

* Os edifícios possuem dois espaços: o interior, definido pela arquitetura, e o exterior ou urbanístico, influenciado pela organização do espaço público.

* O julgamento arquitetônico é fundamentalmente uma avaliação do espaço interior dos edifícios, onde a qualidade do espaço define a distinção entre arquitetura e não-arquitetura.

* A valorização do espaço interior não exclui a importância da decoração, mas enfatiza sua complementaridade na criação de ambientes artísticos.

* É o espaço, seja arquitetônico ou urbano, que define a qualidade e o impacto de uma obra, pois é nele que vivemos nossas vidas.

Esta síntese destaca a importância do espaço como elemento central na arquitetura, não apenas como uma moldura para formas decorativas, mas como o ambiente vital onde nossa experiência arquitetônica se desenrola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com