TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- Documentário - Encontro Com Milton Santos

Trabalho Escolar: Resenha- Documentário - Encontro Com Milton Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 2

Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto Do Lado De Cá, é um documentário feito por Silvio Tendler em 2007, que é baseado nas idéias de Milton Santos, principalmente as de seu livro Por Uma Outra Globalização. Este documentário envolve uma entrevista feita com Milton Santos quatro meses antes de seu falecimento.

O documentário trata basicamente da Globalização versus Globalismo versus Globaritarismo. A globalização foi se incorporando ao mundo aos poucos, e passou a ser definida como meio de ligação cultural, econômica, social e governamental entra as nações do mundo, ela é a aldeia global e a comunicação mundial. A globalização trazia consigo o crescimento da economia capitalista por meio do investimento de países desenvolvidos em países subdesenvolvidos. Esses investimentos que eram para ser beneficiários deram origem ao globalismo, que é a visão nacional de um país de influenciar e dominar os outros países em nome do capitalismo. O globalismo também é conhecido por internacionalismo. Foram essas idéias que fizeram com que Milton Santos desenvolvesse a sua idéia de globalitarismo. O globalitarismo é o sistema econômico que provoca a concentração de riqueza entre os ricos e a distribuição de pobreza entre os desfavorecidos, onde o fundamentalismo é o consumismo.

As desigualdades entre o norte rico e o sul saqueado tomam grande importância no documentário. Este mostra como os países ricos tentam dominar os outros países pobres, os deixando na miséria e os afastando de seus próprios países para que não atrapalhem a economia. É aí que surge um dos maiores, se não o maior dos problemas mundiais, a tentativa de afastar a única crise importante aos ricos, a financeira. Milton Santos ainda defendia que existem somente dois grupos na humanidade, as pessoas que não comem e as que não dormem por medo da revolta dos que não comem.

Diversos acontecimentos globais onde os meios naturais, pertencentes à humanidade toda, são vitimas de tentativa de dominação individual são documentados na produção, junto com os depoimentos de pessoas que sofreram com variadas crises causadas pela sede de poder. Um exemplo da dominação dos bens da humanidade foi a tentativa de dominação e privatização da água na Bolívia. Já como exemplos de crise está o depoimento de uma africana apontando como a África vivia em paz até a chegada dos estrangeiros, causando guerras, matando milhares e milhares, e como agora eles voltam tentando propagar a paz como se eles não tivessem influenciado.

Milton Santos não era contra a globalização, mas era a favor de uma nova globalização aonde a humanidade fosse tratada com justiça em geral. Antes, não existia idéia própria, porém o mundo começa a se conscientizar sobre a situação presente e o estado pobre passa a agir. É dessa forma que as Américas Central e do Sul a África passam a se mostrar como devem ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com