TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões de antropologia

Seminário: Respostas às questões de antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Seminário  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Questões respondidas de antropologia

1) Descreva a contribuição das abordagens histórica e econômica dos processos de colonização. Explique a crítica que o autor faz a essa abordagem.

- Abordagem história: centrada na metrópole, em como elas possibilitam uma superação do isolamento de algumas coletividades bem como das justificativas ideológicas atribuídas ao processo, a distância entre os princípios e a prática, descrevem a pacificação dos povos colonizados e a rentabilidade do empreendimento colonial. Aborda a situação a partir do controle político da metrópole sobre a colônia e o caráter instrumental que a última assume principalmente através da cooptação da aristocracia nativa e pelo deslocamento de populações inteiras com vistas a recrutamento de mão de obra. Além disso, o estudo histórico aborda as diferenças em relação aos modos de resistência à imposição exterior. Permite também a compreensão de como o sistema se estabeleceu e se transformou e a de quais são suas principais características: a dependência econômica e política; realizações sociais insuficientes, falta de contato entre nativos e a “casta dominante”. Essas características se apoiam em um conjunto de racionalizações estereotipadas sobre a população local. Por fim, essa abordagem possibilita dimensionar que as nações colonizadas são frutos de uma dupla história.

- Abordagem econômica: ela justifica a expansão das nações europeias pela necessidade do desenvolvimento econômico, como uma espécie de combustível da revolução industrial. Entre principais dados arrolados para caracterizar a situação colonial, que explicam a dificuldade da colônia em crescer economicamente e a pobreza acentuada pela degradação da economia tradicional, estão: o insignificante equipamento industrial, exploração em larga escala e o comércio de importação e exportação nas mãos das sociedades estrangeiras, a distância entre as duas sociedades.

A crítica que o autor faz a ambas as abordagens é que elas não contemplam fenômenos importantes como os novos modos de agrupamento e os antagonismos e os conflitos. Ambos enfatizam apenas um aspecto o político ou o econômico, sem considerar o conjunto de fatores implicados no processo.

2) No que consiste a importância atribuída pelo autor aos fatos políticos e aos métodos administrativos?

Diz respeito ao modo como a relação de dominação e subordinação se dá na prática, como ela é gerida, ou seja, como a sociedade estrangeira faz para de fato ter o controle sobre a colônia. Nisso estão implicados tanto os acordos administrativos firmados com lideranças nativas quanto às reações e tentativas de restauração da ordem anterior por parte dos nativos. Implica em admitir as dificuldades da administração de penetrar no sistema político nativo e a cooperação dos dois tipos de poder, um deles nascido da história nativa e o outro da ocupação europeia, executando as tarefas administrativas. Os nacionalismos nascentes vão reagir justamente a essa desfiguração política.

3) O que significa minorias em termos sociológicos e qual a implicação dessa definição no jogo de forças envolvido no processo colonial?

Não significa proporção numérica, já que em geral as coletividades colonizadas se caracterizam pela vantagem numérica e sim uma proporção de poder. A minoria é aquela que está subordinada política e economicamente. Essa definição se funde com a distinção e numa hierarquia baseada na raça e na nacionalidade; no topo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com