TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedades não europeias

Seminário: Sociedades não europeias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Seminário  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Auguste Comte

O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira.

Sociedades não européias

As sociedades não-européias eram vistas como inferiores pelos europeus, devido ao seu etnocentrismo.Consideravam o mundo a partir dos valores europeus, assim toda cultura, raça e religião diferentes daquela existente na Europa era tida como inferior.Utilizavam adjetivos como " selvagens", " povos bestializados", ao se referirem aos povos dos outros continentes.

Antropologia Social.

1. É a parte que se dedica a estudar os grupos sociais numa sociedade qualquer. Por exemplo operários, professores, camponeses, enfermeiras, mas vistos como grupo de profissionais, ou trabalhadores técnicos em qualquer área.

2. Estuda também as formas de organização social dos trabalhadores, suas greves. interesses corporativos.

Antropologia cultural.

1. Estuda principalmente as características próprias dos diferentes grupos étnicos, tocante a arte, tecnologia, conhecimentos, medicina, vestimenta, usos e costumes diversos.

2. Também estuda a organização familiar, parentesco, autoridade, poder, relações de gênero.

Basicamente essa é a diferença.

Fatos sociais

Segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo.

Os Três Tipos de Dominação segundo Max Weber.

Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização.

Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder.

Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma).

Estado burguês para Marx

Marx entendia o Estado Burguês como uma instituição a serviço da classe dominante, ou seja, a burguesia. O Estado gerado visa validar a exploração da mais-valia "legalmente" e manter a lei de propriedade privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com