TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Sobre Coleta Seletiva Do Lixo

Exames: Uma Abordagem Sobre Coleta Seletiva Do Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

Uma convivência de harmonia com a natureza!!!

Uma abordagem sobre Coleta Seletiva do lixo para ser implantada em condomínios, afim de conscientização ambiental aos moradores, visto que todos, ainda mais em grupos de pessoas de convivência próximas, tem seu papel fundamental para reverter tanto desperdícios e degradação dos recursos naturais, que se encontra em processo de escassez. Sendo assim a implantação da Coleta Seletiva é mais que necessária para reverter esse processo, fazendo com que matéria-prima seja reaproveitada e não mais tirada da natureza com tanta freqüência, e para colocar em prática esse processo a Coleta Seletiva se faz necessária que cada morador participe ativamente num processo permanente da coleta Seletiva.

Autor: Jailson Pereira

Coordenador Geral da Gedam

PROJETO: COLETA SELETIVA EM CONDOMINIO

APRESENTAÇÃO

A coleta seletiva de lixo em condomínio é uma das maiores aliadas da reciclagem. Tudo começa com a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, ou seja, no próprio local onde são produzidos. Após a separação, os materiais são coletados.

Cada morador do edifício residencial tem que ser orientado quanto a importância da separação do lixo.

Este sistema facilita a reciclagem, porque os materiais estarão mais limpos e, conseqüentemente, com maior potencial de reaproveitamento. A separação na origem pode ser feita de diferentes maneiras e dependendo de diversos fatores, entre eles: o tipo de material produzido e descartado em maior quantidade; a existência de mercado consumidor para cada material a ser separado.

JUSTIFICATIVA

Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje grande parte reutilizável do lixo doméstico é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza as pessoas de sua responsabilidade social.

OBJETIVOS

• Preservar o ambiente da poluição;

• Formar a consciência para a destinação correta dos materiais recicláveis de um condomínio;

• Criar uma sistematização permanente de reaproveitamento de materiais e implantar uma conscientização para evitar desperdícios em relação aos recursos naturais direto ou indiretamente;

• Destinar aos devidos locais de recolhimento o material de Coleta Seletiva.

• Manter a política da boa vizinhança, visto que todos estarão empenhada num mesmo propósito: a coleta seletiva em condomínio.

METODOLOGIA

• Formular junto com os moradores, síndicos e pessoal envolvido ao condomínio o projeto de Coleta Seletiva, para planejamento dos locais de coleta, das cores dos coletores, do destino do material coletado, do volume do lixo gerado e aproveitado;

• Modelos de comunicados para os moradores, funcionários e pessoal envolvido ao condomínio sobre a presente campanha permanente de Coleta Seletiva.

• Ministrar uma palestra de sensibilização e conscientização ambiental sobre a Coleta Seletiva;

• Manuais de apoio e tabela para orientação para eficácia da Coleta Seletiva.

• Meio de contato para solucionar dúvidas e orientação para possíveis problemáticas.

• Contatar cooperativas e reverter em benefícios para a comunidade o material reciclado.

COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA EM EDIFÍCIOS

Antes de introduzir a coleta seletiva nos edifícios é fundamental atentar para as condições de higiene e limpeza de suas dependências. Ensinando os moradores ou funcionários a "olhar em volta" para perceber problemas ambientais e adotar atitudes práticas que contribuam para resolvê-los, como jogar o lixo no lugar certo e realizar a coleta seletiva, fazendo-os ver que com isso estão cumprindo um importante papel na melhora da qualidade de vida.

COMO SEPARAR

No caso de condomínio pode-se disponibilizar recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:

PAPEL VIDRO METAL PLÁSTICO

Vermelho - plástico Amarelo - Metal; Verde - Vidro; Azul - Papel

É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes.

Disponibilizar coletores especiais para a coleta seletiva do lixo, é importante, pois além de facilitar a seleção adequada dos materiais, é possível conscientizar ate o pessoal não envolvido diretamente com a coleta seletiva.

Misturar os materiais recicláveis com o lixo comum, prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.

Tornar disponível coletores para os moradores não é suficiente para que o projeto se mantenha, é preciso fazer campanha permanente de conscientização, cada vez mais eficaz, através de panfletos, vídeos, palestras, reuniões entre outras atividades educativas que tornam a coleta seletiva totalmente eficaz.

ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO

O sucesso de um projeto como este depende da sensibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com