TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSANDO COM AS GESTANTES DA ENTIDADE SOCIAL

Por:   •  24/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

Planejamento das Atividades do Grupo de Gestantes

Planejamento elaborado pelas técnicas sociais Rebeca Farias Muniz e Febe  sob coordenação de Patrícia Santos, para o Projeto Conversando com as Gestantes acompanhadas por este Centro.

Campo Formoso, 10 de Junho de 2015.

PROJETO CONVERSANDO COM AS GESTANTES

DA ENTIDADE SOCIAL

NOME: Centro de Referência de Assistência Social

ENDEREÇO: Rua da Saudade

BAIRRO: São Francisco

DO(S) TÉCNICO(S) RESPONSÁVEL PELO PLANO

NOME: Rebeca Farias Muniz/ Betania Peralva

TELEFONE: 74- 91114013 / 75- 91895738

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Psicologia/Serviço Social


INTRODUÇÃO

O Grupo de Gestantes foi elaborado a partir de uma leitura das famílias acompanhadas por este Centro, imerso em um trabalho de acompanhamento e intervenção contínuo com as mesmas, que delineou a necessidade da equipe técnica instituir um espaço para refletir o vínculo mãe-bebê, desde a gestação, tendo a ciência de que a qualidade deste primeiro vínculo é essencial para o fortalecimento das relações interpessoais posteriores tanto entre os membros deste grupo familiar, bem como os relacionamentos sociais estabelecidos durante a vida.

A gravidez é influenciada por muitos fatores, desde os de natureza biológica até as características sociais e econômicas da população, além do acesso e qualidade técnica dos serviços disponíveis à população.

A gestação é um momento peculiar, uma vez, que “gestar” é um processo único e que mobiliza uma série de sentimentos nas pessoas envolvidas. É um período complexo quando se evidenciam várias transformações, tanto físicas, psicológicas, como sociais, exigindo adaptações que não decorrem de aprendizagem cognitiva, mas de elaboração de uma vivência. A gravidez deixou de ser assunto exclusivo da mulher, é fundamental a interação de toda a família, pois cada um sofre transformações significativas sob o impacto da gestação.

Partindo dessas premissas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) convida gestantes para participar do Grupo de Gestantes do Município de Campo Formoso residentes nos bairros que compõem a área de abrangência do CRAS São Francisco.

PÚBLICO – ALVO

Jovens gestantes com idade entre 15 e 24 anos, que residam na área de abrangência do CRAS São Francisco.

JUSTIFICATIVA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),reconhece sua responsabilidade enquanto instituição inserida na cidade de Campo Formoso, em cooperar, auxiliando o município em seus desafios e demandas na área social.

Assim sendo, O CRAS em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde do município, visa atender a jovens gestantes, pois, as mesmas necessitam de atenção básica por meio de políticas públicas e dos direitos sociais, com o intuito de proporcionar espaço de reflexão, diálogo e de compartilhar experiências e expectativas neste momento peculiar do desenvolvimento humano, bem como orientar e informar sobre a responsabilidade para com os cuidados e educação da criança que está sendo gerada, assegurando desde então os direitos fundamentais garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

OBJETIVO GERAL

  • Promover acolhimento e apoio neste momento delicado da vida da gestante facilitando o entendimento de suas transformações, buscando trazer para o maior nível de consciência.

Objetivos Específicos

  • Fortalecer a autoestima para que se sintam capazes de crescer e tornarem-se mães, experimentando uma gestação mais saudável;
  • Tirar dúvidas e orientá-las sobre questões relacionadas à maternidade, à sexualidade, ao corpo e ao desenvolvimento infantil;
  • Promover trocas de experiências, emoções e ideias;
  • Estimular um vínculo afetivo saudável entre mãe e bebê;
  • Desenvolver ações educativas na atenção às gestantes;
  • Orientar sobre a responsabilidade da família para um desenvolvimento adequado.

Metas e/ou Resultados Esperados:

  • Realizar ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças no período de gestação;
  • Acompanhar e Promover atividades socioeducativas com as gestantes do município;
  • Promover práticas educativas, possibilitando a interação entre o conhecimento técnico e popular através do diálogo, respeitando a realidade das gestantes;
  • Atingir o maior número de gestantes do Município de Campo Formoso;

Metodologia

O projeto será desenvolvido com encontro semanais e  carga horária de 02 horas, articuladas alternadamente  em ações educativas e oficinas artesanais para a confecção de peças para compor o enxoval.

As atividades educativas do grupo de gestantes serão realizadas no próprio CRAS, às quartas-feiras no turno da manhã

No primeiro momento será feita uma parceria com o AC (agentes comunitários), disponibilizando uma lista com as gestantes da área de abrangência, a partir da qual será realizada uma busca ativa para realização do cadastramento/atualização cadastral no CRAS através de Estudo Familiar.

Os temas e conteúdos trabalhados no grupo foram elaborados a partir das necessidades identificadas durante o acompanhamento das famílias referenciadas por este Centro, entretanto poderão sofrer alterações a partir das sugestões advindas das próprias gestantes ao longo da execução do projeto.

 O grupo constitui-se num espaço de socialização de vivências, sendo uma oportunidade para a gestante e família expressarem seus medos, ansiedades e sentimentos, como também para relacionar-se com outras pessoas que estão experenciando o mesmo processo, o que possibilita um melhor enfrentamento das mudanças e situações que envolvem a gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com