TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TURISMO RECEPTIVO EM FORTALEZA/CE

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

MBA EM ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS, TURMA E


DISCIPLINA

Seminário TCC

TURISMO RECEPTIVO EM FORTALEZA/CE

PROFESSOR: Josenildo Bezerra Soares

                                 

                                     COMPONENTE

FRANCISCA ILAÍZIA DE CARVALHO BARBOSA

                                                             Natal/RN

Janeiro/ 2014

TURISMO RECEPTIVO EM FORTALEZA/CE

          O turismo receptivo depreende-se em algumas concepções teóricas que vão desde visões com tendências economicistas ou empreendedoras até sociais, filosóficas e etc. Para Oliveira (2000, p. 94), turismo receptivo é aquele que “compreende-se pelo conjunto de serviços de apoio e assistência destinados á recepção de pessoas”; ou seja, o turismo receptivo é o conjunto de bens, serviços, infraestrutura, atrativos, pronto a atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico.

          O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso.

São eles:

Relação turismo e governo em harmonia;

Apoio e investimentos dos empresários;

Envolvimento da comunidade local.

          A partir da inter-relação desses elementos é que pode nascer um centro receptor competitivo, lembrando que eles são apenas os essenciais, mas não os diferenciais, uma vez que é o diferencial que fará com que o turista se desloque até esse possível centro. Nesse centro receptor, além de haver esses três elementos de    fundamental importância para a formação do produto turístico, também deve haver outros que devem estar presentes na localidade. Alguns deles: Atrativos naturais e histórico/culturais; acessos; marketing; infraestrutura básica e complementar; condições de vida da população local; posicionamento geográfico; entre outros.

Fortaleza, no litoral do Ceará, destaca-se pelas festas que acontecem durante todos os dias do ano, agradando pessoas dos mais variados gostos, na diversidade de bares, restaurantes e boates. Gastronomia típica e artesanato rico encantam os turistas.

Praias de mar verde-azulado, Iracema, Meireles e a Praia do Futuro estão entre as mais concorridas. O pôr do sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa imperdível para quem visita a cidade. A capital cearense preserva monumentos históricos, possui diversificada programação cultural e vida noturna intensa. Em julho, acontece o Fortal, um dos carnavais fora de época mais famoso do país, os hotéis ficam lotados e a Beira-Mar fica interditada. O sol aparece durante todo o ano.

CARACTERÍSTICAS DO TURISMO RECEPTIVO - EM FORTALEZA

O mercado de feiras e eventos em 2013 foi o que mais se destacou entre as cidades nordestinas, segundo pesquisa feita pela PACET (Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo). Isso deve-se, especialmente ao aumento da procura do turista por destinos nacionais, revela a Pacet. Os destaques foram Recife e Fortaleza, ícones do turismo de sol e praia, que agora despontam para o turismo de negócios.

 Houve crescimento da demanda por congressos e convenções fora do eixo Rio-São Paulo e o Nordeste foi apontado por 52% dos empresários como região de expansão do mercado.

A pesquisa ouviu executivos de nove segmentos do setor de turismo que em 2012 faturaram R$ 57,6 bilhões e geraram 115 mil empregos. Os segmentos pesquisados são agências de viagens, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadores de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário, turismo receptivo.

Destino de sol e praia, características da cidade, também em função do Beach Park, Aquário Ceará, que está em construção na Praia de Iracema, na capital cearense, considerado como um equipamento que, a exemplo do Beach Park, trará para a cidade um novo diferencial em termos de atrativo. Fortaleza caminha para diversificar o seu ‘portfólio’ turístico.

O Centro de Eventos do Ceará, possibilita a capital cearense ter um grande diferencial atrativo voltado para as grandes corporações nacionais e internacionais. A atratividade de cidade litorânea beneficiará também na captação dos mega eventos como a copa do mundo de 2014. Mas o que serve de âncora para o turismo de negócios é o novo empreendimento localizado na avenida Washington Soares ao lado da UNIFOR (Universidade de Fortaleza).

 A estrutura operacional é considerada como uma das melhores e mais modernas do Brasil. Pode reunir até 30 mil pessoas em um único evento ou podem acontecer até seis convenções simultaneamente para até cinco mil pessoas.

 Localização em área privilegiada da cidade e de fácil acesso a centros de compras, lazer e as praias. O espaço tem sido responsável pela mudança do perfil turístico de Fortaleza, além de incrementar os negócios que envolvem a cadeia produtiva de eventos na capital. O primeiro setor beneficiado em curto prazo é a ampliação da oferta hoteleira que já possui dois projetos consolidados para até 2014. Pelo o que foi anunciado pela Secretaria do Turismo do Ceará, o empreendimento recebeu mais de setenta eventos em 2013.

OBJETIVO

O objetivo é desenvolver práticas para a melhoria do turismo receptivo, através da criação de uma agencia de turismo qualificada por EDITUR com foco específico no transporte de passageiros, e com isso levar qualidade, eficiência, eficácia para o maior número de turista. A médio e longo prazos transformar-se em sinônimo de profissionalismo, segurança, qualidade e inovação inspirando sempre novos caminhos tanto para os colaboradores como para os clientes. Para que o objetivo seja alcançado será necessária à sintonia da EDITUR com organizações do Terceiro setor (lazer, negócios, e eventos) as quais estejam direta ou indiretamente ligadas ao turismo receptivo e sirvam de ações de fomento para a evolução e melhoria do segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com