TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa De Antigona

Artigos Científicos: A Defesa De Antigona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  5.667 Visualizações

Página 1 de 3

 INFORMAÇÕES SOBRE O CASO:

NOME DA RÉ: ANTÍGONA.

ACUSAÇÃO: INFRINGIR O DECRETO DO REI CREONTES DA CIDADE DE TEBAS, QUE CONDENARIA Á LAPIDAÇÃO AQUELE QUE OUSASSE SEPULTAR O CORPO, OU MESMO LAMENTAR A MORTE DE POLINICE (IRMÃO DE ANTIGONA), CONSIDERADO POR CREONTES, O TRAIDOR DA CIDADE DE TEBAS

ARGUMENTOS DE DEFESA

I. AMOR FAMILIAR;

ANTÍGONA MOSTROU QUE PARA ELA OS LAÇOS FAMILIARES ERAM MAIS IMPORTANTES QUE QUALQUER OUTRO VALOR, MESMO MAL- DIZENDO A SUA ORIGEM, POR CONTA DA MALDIÇÃO QUE FOI LANÇADA SOBRE SEU AVÔ LAIO, QUE A FEZ SER FILHA DE SEU IRMÃO, E FILHA DE SUA AVÓ, MESMO TENDO QUE SUPORTAR A IDÉIA DE QUE SEUS IRMÃOS POLINICES E ETÉOCLES MORRERAM UM PELA ESPADA DO OUTRO, LUTANDO PELA POSE DE TEBAS, ANTIGONA AMAVA SUA FAMILIA, E FOI POR AMAR, QUE ELA DESAFIOU O PODER DO REI, TIO, E FUTURO SOGRO CREONTES, MESMO DEPOIS QUE OS FAMILIARES ESTAVAM MORTOS, ELA SENTIA O PROFUNDO DEVER DE HONRA-LOS, ELA NÃO SE IMPORTAVA COM A MORTE, ELA NÃO SE IMPORTAVA COM A DOR, O IMPLACAVÉL DESTINO JÁ TINHA TIRADO TUDO QUE ERA MAIS PRECIOSO PARA ELA, E ENTÃO NUM ATO DE CORAGEM, ELA DECIDIU POR SEPULTAR SEU IRMÃO,DESOBEDECENDO O DECRETO, A MORTE PARA ELA NÃO SERIA MAIS PROBLEMA,SERIA ATÉ LUCRO POIS ELA SE JUNTARIA COM OS SEUS, MAIS O QUE ELA QUERIA É TER O DIREITO DE HONRAR O CORPO DE SEU IRMÃO, COM RITUAIS DIGNOS, MESMO CREONTES CONDENANDO POLINICES, TRAIDOR, ELA NÃO SE IMPORTAVA, ELE ERA SEU IRMÃO, E ELA NÃO PODERIA DEIXAR SE LEVAR PELA LEI DE UM REI QUE DITAVA A LEI DE ACORDO COM SUA VONTADE, TRAIDOR? PORQUE TRAIDOR, PORQUE ELE LUTAVA POR SEUS IDEIAIS E POR ELES MORREU?

O QUE ANTIGONA SENTIA LHE DEU FORÇAS PRA TRAÇAR SEU DESTINO COM A MORTE, MAIS ATÉ A MORTE ERA MELHOR DO QUE VER O CORPO DE SEU IRMÃO AO RELENTO, É DESUMANO, VER UM CACHORRO MORTO ESTIRADO EM MEIO Á ESTRADA, IMAGINE ENTÃO O CORPO DE UM SER UM HUMANO, QUE JÁ ESTAVA EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, PARA QUE UM REI PUDESSE SE VANGLORIAR DE JUSTO,E IMPLACAVÉL DIANTE DAQUELES QUE SE REVOLTAM.

IMAGINE O QUE VOCÊ FARIA SE UM FAMILIAR AO QUAL VOCÊ TIVESSE GRANDE AMOR MORRESSE, E VOCÊ FOSSE IMPEDIDO DE SEPULTAR O CORPO? CERTAMENTE MOVERIA CÉUS E TERRA PARA VER AQUELE FAMILIAR TENDO UM ENTERRO DIGNO,NÃO É MESMO? E FOI ISSO QUE ANTÍGONA, FEZ.

ELA ABDICOU DE SUA VIDA, RENUNCIOU A SUA LIBERDADE, RENUNCIOU SUA FELICIDADE AO LADO DE SEU NOIVO HEMON, E TUDO PORQUE COMO ELA MESMA DISSE: “NÃO NASCI PARA O ODIO, MAS PARA O AMOR”.

II. ABUSO DO PODER

ANTÍGONA NÃO PODERIA ACEITAR QUE A LEI DE SEU TIO CREONTES, FOSSE IMPOSTA, COMO SE TIVESSE SIDO CRIADA PELOS DEUSES, ERA NELES QUE ELA ACREDITAVA, ELA JÁ PRESENCIOU A FÚRIA DOS DEUSES CEIFAR SUA FAMILIA, COMO ELA PODERIA CRER, QUE UMA LEI CRIADA, PELO CAPRICHO DE UM HOMEM PUDESSE SOBREPOR A DOS DEUSES, COMO CREONTES PODERIA USURPAR O DIREITO, QUE O CORPO DE POLINICES TINHA DE SER SEPULTADO, O TIRANO REI ACHAVA QUE SEU PODER ESTAVA ACIMA DAS LEIS DIVINAS? ELE ACHAVA QUE O PATAMAR AO QUAL ELE SE ENCONTRAVA, O LIVRAVA DE QUALQUER CONDENAÇÃO? ANTIGONA LUTOU PELO QUE ACREDITAVA PORQUE PRA ELA ENTRE OS HOMENS NÃO EXISTIA JUSTIÇA. UMA VEZ QUE SEU TIO, IMPÔS UMA LEI QUE QUERIA DEMONSTRAR SEU PODERIO COMO REI, E NÃO COMO GOVERNANTE QUE JULGAVA COM JUSTIÇA . ACREDITO QUE POR EXEMPLO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com