TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação entre professor e aluno

Projeto de pesquisa: A Interação entre professor e aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo procurar mostrar a relação fundamental da constituição escolar, ou seja, o aluno, a escola, o professor e as tecnologias educacionais. E questiona-se, como a relação entre as partes é importante para efetividade e bom desempenho do ensino aprendizagem dos educandos. A educação sem duvida é um desafio para a construção de seres pensantes e capazes de desenvolver-se tanto no pessoal quanto no profissional, e um dos principais agentes desse processo educacional, é o professor.

Sendo assim, é fundamental que haja uma boa relação entre professor e aluno, junto a essa interação a escola enquanto instituição educativa desempenha um papel fundamental, pois é onde acontecem diversas situações que propiciam esta interação e onde abordam diferentes meios e métodos para aplicar um ensino de qualidade. A escola como sendo um lugar de troca de experiência e interações sociais e aprendizado, deve estar sempre atenta às mudanças que ocorrem na sociedade e no mudo, pois as crianças hoje estão inteiradas dos acontecimentos e das inovações, daí a importância não só da escola, mas principalmente dos professores estarem aptos a trabalhar com as diversidades e as modernidades.

O estudo vem refletir a cerca das questões relacionadas ao uso das novas tecnologias no ensino aprendizagem, sua contribuição neste processo, o papel da escola como sendo a interligação entre as partes e a importância do professor como mediador deste processo de aprendizagem. Pois dentro do processo de aprendizagem faz-se necessário a motivação do aluno tanto por parte do educador como também da família, pois não podemos esquecer que a participação da mesma é fundamental para o desenvolvimento escolar dos educandos.

Quando se fala em recursos tecnológicos, pensa-se logo na televisão e no computador, mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que auxilia a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo de ensino, vale ressaltar que mesmo com as mudanças o quadro negro e o giz não foram esquecidos.

Portanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do seminário, foi à pesquisa bibliográfica através de estudos realizados com auxilio de livros de autores renomados, assim como conversas informais com professores e profissionais da educação, buscando aprofundar sobre o assunto proposto, onde possibilitou o entendimento sobre a importância do professor, aluno e as tecnologias para educação.

A Interação entre professor e aluno.

Uma das atribuições fundamentais da escola é propiciar aos educandos o acesso ao saber, socializando o conhecimento produzido, é interessante ressaltar que, quando se fala em educação deve-se frisar que os alunos não estão em sala somente para ouvir o professor falar, mas sim se torarem os autores e atores da aprendizagem com a ajuda de seu professor, pois o mesmo é o mediador do processo de conhecimento. Por isso, o educador deve ser flexível e saber lidar com as diversidades em sala de aula, ou seja, saber trabalhar com a realidade de cada aluno.

O educador é parceiro do educando e os mesmos têm a missão de mostrar os meios e modos para que os estudantes sintam prazer em estudar. Partindo desse princípio, o educador na responsabilidade da formação moral, de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na prática pedagógica.

Segundo Gasparin, (2003, p. 120), quando a criança tem sua aprendizagem mediada, o conhecimento adquirido irá evoluir sempre, pois a construção do conhecimento é algo particular de cada criança, ou seja, cada um entende e absorve os conteúdos repassados de forma diferente, mas para que isso ocorra é necessário a mediação do professor, o mesmo organiza o ambiente de aprendizagem onde possa ocorrer a cooperação e a socialização, isto é, acompanhar e estimular a criança a apropriar-se de informações de aprender a buscar novos conhecimentos, em ambientes interativos.

Para Salomão, (2007, p. 93):

“(...) papel do mediador como fomentador de uma formação reflexiva, sugerindo que ele não fosse diretivo, mas que buscasse criar uma atmosfera de confiança e negociação, partindo das necessidades dos interagentes e utilizando-se de estratégias que envolvessem o oferecimento de alternativas, colaboração e provimento de teoria de acordo com as necessidades”.

Segundo os autores, a boa relação entre professores e alunos é fundamental, pois muitas vezes o professor é como um espelho, ou seja, os alunos veem o educador como um exemplo, pois a partir da forma de agir do professor é que o aluno se sentirá mais receptivo à matéria. O respeito, a simpatia entre ambas as partes proporcionam um trabalho construtivo e consequentemente a produção do conhecimento será mais satisfatória.

Existem alguns elementos fundamentais para o ato de ensinar, tais como o processo, a matéria, o aluno, o professor e a escola, sendo o professor o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas. O mesmo tem que estar sempre aberto às novas experiências, ao conhecimento de novos métodos, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos, é claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno à auto realização.

Portanto, o objetivo de ensinar deve estar centrado em propiciar ao estudante a aquisição do conhecimento, através dos mais variados métodos de aprendizagem disponíveis, de maneira que o aluno possa absorver este conhecimento, com o auxilio do professor por meio de estímulos, e que o mesmo possa ser capaz de interferir socialmente nas diversas situações a que for submetido.

O professor diante dos avanços tecnológicos no processo de aprendizagem.

Nos dias atuais, a questão da informática nas escolas tem sido bastante discutida, devido aos grandes avanços tecnológicos que vem surgindo a cada dia. Sedo assim, nem o professor e nem a escola pode ficar alheio às transformações que vem ocorrendo, os mesmos devem se atualizar e se apropriar de todos os recursos disponíveis para a melhoria da qualidade de ensino aprendizagem em sala de aula.

A tecnologia de informação vem adquirindo cada vez mais importância no ambiente educacional, sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com