TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Emile Durkheim e Karl Marx vêem a influência da sociedade no homem?

Tese: Como Emile Durkheim e Karl Marx vêem a influência da sociedade no homem?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Tese  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

Como Émile Durkheim e Karl Marx veem a influência da sociedade no indivíduo?

Para Émile Durkheim que é considerado o fundador da sociologia moderna os indivíduos são influenciados pela sociedade, através dos fatos sociais, que são objetos de estudo da sociedade, a maneira de agir, pensar e sentir impostos a cada um em meio a coletividade. A sociedade se define como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos, sentimentos que são determinados pelo meio social em que vivem os indivíduos.

Os fatos sociais possuem três características que os definem: exterioridade, coercitividade, generalidade/coletividade.

Eles se mostram exteriores, quando existem fora da consciência individual, ou seja, determinadas regras de conduta que são criadas pelo coletivo, e já estão estabelecidas quando o individuo nasce.

Coercitivos, quando os indivíduos são coagidos a agir de determinada maneira, não é uma regra, porém quando o individuo se opõe poderá sentir a força da coação.

E gerais porque são coletivos, estão presentes nos indivíduos por influência da coletividade, nos somos um pouco do que a sociedade fez de nós.

Tudo no meio social é definido de forma coletiva, quando o individuo nasce já está estabelecido todas as “regras” que ele deverá respeitar por toda vida para que aja uma boa conduta moral na sociedade. Todos os conceitos, definições do que é certo ou errado, modo de falar, agir, vestir, de se alimentar,de se relacionar com outras pessoas,religião a ser seguida, esporte preferido, meios de educação tudo isto é definido sob a forte influência que o coletivo e o meio social em que a pessoa vive estabelece.

Para Durkheim até mesmo o conceito de individualidade que temos é propiciada pelo meio social, a sociedade exerce o papel de grande formadora do individuo. Ele faz uma distinção entre as sociedades que são: tradicionais e modernas.

Na sociedade tradicional existe pouca diferença entre os indivíduos e pouca divisão de trabalho. A consciência coletiva é forte, existe um padrão estabelecido para homens e mulheres, baixa densidade populacional e falta de especialização no trabalho.

Já na sociedade moderna, há uma grande divisão de trabalho e diferenciação dos indivíduos, a consciência coletiva é mais fraca, existe uma grande especialização do trabalho, alta densidade populacional e os indivíduos cada vez mais diferentes uns dos outros.

Durkheim afirma que o meio social é produzido pela cooperação entre os indivíduos por meio da divisão do trabalho social (Durkheim, 1960,1983a). Nas sociedades tradicionais em que existe pouca divisão de trabalho prevalece a solidariedade mecânica, porque os indivíduos são pouco diferenciados o que os tornam mais unidos.

Já na sociedade moderna onde existe uma grande divisão de trabalho e diferenciação dos indivíduos, prevalece uma coesão definida pelo interesse e dependência que cada um possui do outro, podendo gerar uma sociedade individualista.

Com a industrialização, grande urbanização, divisão do trabalho o senso coletivo da sociedade se tornou mais fraco as pessoas pensam mais em seus interesses e menos de acordo com que os grupos querem que elas pensem. Surgindo uma ameaça social através da anomia, como se não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com