TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores da Liberdade

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Escritores da Liberdade

O filme Escritores da Liberdade, baseado em fatos reais, retrata a história da professora Erin Gruwell, a qual é novata no colégio Woodrow Wilson na cidade de Long Beach, local marcado pela violência e pela formação de gangues, as quais se dividiam por grupos étnicos. Fato que também se verificava nos conflitos existentes entre alunos no ambiente escolar.

Ao ingressar na escola, a professora criou muitas expectativas a respeito de como seria o seu trabalho, porém ao conhecer a turma 203, se deparou com muitos conflitos, pois a turma era formada por alunos com a vida marcada por histórico de violência e problemas sociais. Os alunos não tinham interesse em assistir as aulas e obter conhecimentos, muitos deles só iam para a escola para não serem levados para reformatórios.

O cotidiano da sala de aula era marcado por brigas dos alunos, muitas delas geradas por questões étnicas, pelo preconceito. Com isso, muitas eram as dificuldades encontradas pela professora em lecionar e conseguir despertar nos alunos interesse em aprender.

A professora procurou interagir com os alunos através da vivência que era comum a todos, o cotidiano das gangues e buscou mostrá-los que foi por pensamentos racistas como o deles, que o nazismo levou ao holocausto milhões de pessoas. Despertando dessa forma a conscientização dos alunos à cerca das consequências do preconceito na vida das pessoas.

A partir deste momento, começou-se a desenvolver em sala de aula, uma metodologia de ensino, voltada para o contexto social e a realidade de vida dos alunos. Assim, aos poucos passaram a ter uma participação ativa em sala de aula.

Foi sugerido aos alunos que escrevessem diários, podendo deixá-los para que a professora pudesse lê-los e assim conhecer a história de cada um. A partir do momento que a professora passou a conhecer melhor os seus alunos, encontrou formas de desenvolver uma melhor interação na relação professor e aluno, possibilitando uma mudança na postura educacional dos mesmos, os quais passaram a ter interesse pelo conhecimento. Além disso, passaram a ter respeito uns pelos outros, rompendo com os preconceitos existentes.

Encontrando assim, na professora um apoio moral e educacional que precisavam para melhorar seus comportamentos diante de suas vidas.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Richard Lagravenese tem 48 anos, nasceu em 30 de Outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: P.S. Eu Te Amo em 2007; Paris Eu te Amo 2006; A década Under the Influencer 2003, e escritores da Liberdade em 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com