TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios-introdução Da Filosofia

Dissertações: Exercicios-introdução Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

1 – O que é filosofia?

R: É a decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceita-los sem havê-los investigado e compreendido.

2 – O que significa atitude filosófica?

R: Significar se indagar, ou seja, se perguntar “o que é?”, “por que é?” e “como é?”; refere-se a nossa capacidade de conhecer e de pensar.

3 – Explique as características da atitude filosófica.

R: Perguntar o que é (uma coisa, um valor, uma ideia, um comportamento) – a filosofia pergunta qual é a realidade e qual é a significação de algo, não importa qual; perguntar como é (uma coisa, um valor, uma ideia, um comportamento) – a filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo e perguntar por que é (uma coisa, um valor, uma ideia, um comportamento) – por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa. De uma ideia, de um valor, de um comportamento.

4 – Explique porque o trabalho da ciência pressupõe como condição o trabalho da filosofia.

R: As ciências pressupõem que elas acreditam na existência da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, na tecnologia como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados. A verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas, ou seja, o cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a filosofia quem as formula e busca resposta para elas.

5 – Qual a importância de Sócrates para a filosofia?

R: Não há como negar a singularidade do Filósofo para a história do pensamento ocidental e a contribuição de sua metodologia pedagógica para a educação dos homens. Sócrates é considerado o pai da filosofia ocidental, pois acreditava e propagava o pensamento de que a verdade, adquirida através da razão, era que tinha real importância, a busca pela verdade que deveria guiar o pensamento do homem, para que através dessa busca, o homem adquirisse e desenvolvesse virtudes como a beleza, a bondade e a justiça.

6 – Explique o mito da caverna e estabeleça sua relação com a filosofia?

R: O mito da caverna, também chamado de Alegoria da caverna, é uma parábola escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII), Na alegoria narra-se o diálogo de Sócrates com Glauco e Adimato. A caverna é o mundo como nós o vemos, muitas vezes com nossos preconceitos, paradigmas, ou seja, conhecemos apenas a nossa caverna e achamos que tudo e o todo está contido ali. Esse mito trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

A relação entre esse mito e a filosofia é explicada que a caverna é o mundo em que vivemos que as sombras das estatuetas são as coisas materiais e sensoriais que percebemos, que o prisioneiro que se liberta e sai da caverna é o filósofo, que a luz exterior do sol é a luz da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com