TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Do Direito

Trabalho Universitário: Filosofia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade

Curso de Direito

Filosofia do Direito

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Relacionar as Duas Filosofia e Sociologia

Pode se dizer que a sociologia tenha sido originada com algumas ambições filosóficas, para fornecer uma conta do curso da história humana, para explicar a crise social do (europeu) do século 19, e a procurar os caminhos para o bem-estar social e da reforma social. pode-se encontrar conexões entre a sociologia e a filosofia que são explicadas abaixo.

ligações entre as duas:

1. Filosofia da Sociologia:

Qualquer ciência tem uma filosofia própria, no sentido de que se compromete a adquirir conhecimentos relevantes para seu campo em suas próprias maneiras legítimas. Sociologia está sempre vigilante em seu exame dos métodos, conceitos e argumentos. Esta análise filosófica é mais urgente sentida na sociologia do que nas ciências naturais, devido à própria natureza da sociologia.

2. Sociologia entretém pensamentos filosóficos:

Mais do que qualquer outra ciência social, sociologia aumenta em maior medida os problemas filosóficos em seus estudos. Assim, um estudo sociólogo é obrigado a considerar as questões filosóficas que estão sempre no fundo do problema sociológico.

O estudo da sociedade é intimamente misturado com valores morais. Porque o objeto da sociologia é o comportamento humano, que é dirigido e guiado por valores, por um lado, e os impulsos e interesses, por outro.

Assim, o sociólogo é obrigado a estudar os valores e valorações humanas, como fatos. Para fazer isso, ele deve ter algum conhecimento de valores em seu próprio contexto, isto é, na filosofia moral e social.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »