TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Controle Social

Dissertações: Formas De Controle Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 3

Formas de Controle Social

Controle Social é a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência.

O Controle social exerce-se em todas as situações sociais, de formas variadas e imprevisíveis. O Objetivo comum é adaptar a conduta do individuo aos padrões de comportamento dominantes.

Ex: o olhar reprovante do garçom a um cliente mal vestido, a risada irônica, o mesmo acontece com a bronca levada pelo filho que volta ébrio ao amanhecer para a casa dos pais, com a perseguição do assaltante por policiais armados.

Formas de controle social

- Sanções formais e informais:

O controle formal é realizado, principalmente, pelas autoridades do Estado.

Ex: A pena de prisão ordenada por uma autoridade da Justiça é exemplo de uma sanção formal, um modo legal de manter todos os intervenientes de uma sociedade integrados no padrão cultural que a própria estabelece.

O Controle Informal é, ao contrário, difuso, mutável e espontâneo e realiza-se por meio da dinâmica que se desenvolve no âmbito de pequenos grupos sociais.

ex: Sanção é uma punição ou uma proibição. Informal significa que não é regido obrigatoriamente por lei mas pelos costumes, hábitos ou por alguma liderança superior.

Depende da situação a sanção pode ser informal quando uma mãe põe um filho de castigo exigindo que ele fique no quarto. Ou quando um professor exige do aluno uma retirada de sala e o conduz a secretaria. Ou qualquer outra punição determinada por um chefe como forma de disciplinar e corrigir um ato vulgar e errôneo. Ou seja, é regido por familiares, amigos, colegas do trabalho, que reprovam determinados comportamentos e fazem recomendações.

- Controle Negativo e Positivo:

O controle negativo consiste na reprovação de determinados comportamentos por meio da aplicação de sanções.

A intensidade da sanção pode ser leve ou grave.

Ex: advertência dada ao aluno pelo diretor da escola, condenação de 20 anos de reclusão por prática de homicídio.

A sanção negativa tem o efeito de coação para o infrator e de intimidação para os demais.

O controle positivo consiste em premiar e incentivar o ‘’ bom comportamento ‘’ ou em persuadir os indivíduos, por meio de orientações e conselhos (sanções positivas).

Ex: um prêmio ao melhor aluno da classe, que incentiva o mesmo e serve como exemplo aos demais, as advertências sobre os perigos do consumo do tabaco que se encontram nos maços de cigarro.

- Controle Interno e Externo:

A maior parte do controle social é efetuada de forma interna. O individuo é ao mesmo tempo objeto do controle e seu fiscalizador.

Desde pequenos aprendemos as regras sociais ( pode, não pode, deve) por meio do relacionamento com outras pessoas, que as ensinam e no caso de descumprimento, aplicam sanções leves. ( ex: a mãe que castiga o filho ). Através desta aprendizagem, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com