TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade filosofica

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

Identidade filosofica

Misteriosa é a razão de nossa existência, a que propósito estamos no mundo, nós realmente existimos, o que daria sentido a vida, essas e outras são uma das diversas dúvidas que nos rodeam a cada dia, um caminho correto para tentar se esclarecer , ou, ser pensativo sobre a existência é o ato de filosofar.

O ato de filosofar , seria o ato de refletir sobre acontecimentos ocorridos em sua vida, conseguindo ‘parir ideias’ de acontecimentos que podem ter lhe causado certa insegurança sobre o mundo, ou ter causado muita estranhesa, mas que você consegue refletir sobre os mesmos, tendo idéias que até então você não imaginaria e, talvez, nem aceitaria.

Um dos precursores dessa teoria foi Platão inspirado em seu grande mestre (e também grande filosofo) Sócrates, Platão criou um dos mitos mais comentados por pensadores e filósofos, o mito da caverna. Esse mito se encontra detalhado em seu livro chamado “A Republica” que também é um dos livros mais vendidos, até os dias de hoje.

“O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.”

(http://www.suapesquisa.com/platao/mito_da_caverna.htm)

Platao mostrou uma mentalidade muito evoluída sobre o mundo ao seu redor, nos mostrou que o ser humano por diversas vezes é guiado por sombras e essas sombras ofuscam a verdadeira realidade do mundo que está em sua volta, muito devido o homem ser um ser social e tender a seguir as idéias e os pensamentos da maioria das pessoas,ou, devido a verdade ‘nua e crua’ muitas vezes doer muito. O único jeito de sabermos a verdade encarando a mesma, analisando a fundo tudo ao nosso redor sem ‘preconceitos.

Uma teoria que se aplica muito, vivemos em um mundo de sombras, onde impera o relacionamento por meio de Redes sociais como( facebook, instagram, whats app, twiter) e o relacionamento pessoal esta ficando cada vez mais de lado. Um mundo onde as pessoas encaram verdades que outras pessoas impõem como verdades absolutas, verdades estas que muitas vezes estão ofuscadas por sombras.

Outro tema dentre os que mais intrigaram foi a cerca da natureza humana, vários filósofos criaram suas teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com