TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Jean Jacques Rousseau

Por:   •  22/3/2021  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Rousseau, grande filosofo pedagógico, contribui significamente para a construção dos pilares da educação. O mesmo revolucionou a educação em sua época e foi um grande influenciador da pedagogia no século XIX e também no século XX.

Rousseau inovou ao estabelecer seus métodos, que auxiliam na formação educacional de crianças. Dessa forma, com o intuito de relatar seu método, produziu um livro chamado Emilio Da educação em 1762, onde retrata como as crianças deveriam ser educadas, em seu enredo romântico, Jean Jacques Rousseau apresenta fases da educação de um órfão, nobre e rico, Emilio, desde o seu nascimento até seu casamento.

Com sua teoria naturalista, que define o homem em sua racionalidade como um ser bom e apto a práticas que os leve a caminhos apropriados, onde seus instintos são naturalmente construídos para o bem, que o ser humano em sua essência é totalmente bondoso. Portanto, quanto mais próximo de sua essência natural o ser humano está, melhor ele será e seu afastamento ocasionará numa desvirtuação de uma boa formação de caráter. Contudo, Rousseau pregava que o ser humano buscasse sempre a proximidade de sua essência para não se desviar.    

Partindo desse pressuposto, o filósofo propôs a educação negativa, que tem como princípio preservar os instintos naturais, desenvolvê-los e proteger a criança do afastamento de sua natureza, e esse papel era repassado ao educador. Em sua produção, Rousseau relata seu método voltado para as fases do desenvolvimento humano, em quatro períodos.

O primeiro período expõe o desenvolvimento físico da criança, onde a mesma deve ser incentivada e orientada puramente á fortificar o corpo. Posteriormente o segundo período retrata a fase em que a criança desenvolve seu corpo e seu caráter em contato com sua essência, sem que haja intervenção do educador nesse processo.

O terceiro período, propõe que o preceptor seja agente ativo nesse processo, estabelecendo ao jovem formação intelectual, afim de formar o caráter. Por fim o quarto período, o ser humano conhece a si mesmo e compreende os diferentes âmbitos da vida moral, religiosa e social.

Portanto, Jean Jacques Rousseau foi um grande teórico da educação, que contribuiu significamente, importante entusiasta da pedagogia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com