TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA CIENTÍFICA - PROBLEMA INDUÇÃO

Artigo: LISTA CIENTÍFICA - PROBLEMA INDUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA – O PROBLEMA DA

INDUÇÃO.

Boa parte do trabalho recente no campo da epistemologia da ciência consiste numa resposta ao problema da indução. Indução é o processo pelo qual os cientistas decidem, com base em diversas observações ou experimentos, que alguma teoria é verdadeira. Em sua forma mais simples, os químicos podem notar, por exemplo, que em diversas ocasiões amostras de sódio aquecidas num bico de Bunsen se incandescem numa cor laranja brilhante. Sobre essa base, concluíram que em geral, todo sódio aquecido vai irradiar uma cor laranja brilhante. Em casos mais complicados, os cientistas podem passar dos resultados de uma série de experimentos complexos à conclusão de que algum princípio físico fundamental é verdadeiro. No entanto, o que semelhantes inferências indutivas têm em comum é que todas se iniciam com premissas particulares a respeito de um número finito de observações do passado, e terminam com uma conclusão geral sobre como a natureza irá sempre se comportar. É nesse ponto que reside o problema, porque não fica claro como uma quantidade finita de informação sobre o que ocorreu no passado pode garantir que um padrão natural continuará para sempre.

Afinal, o que exclui a possibilidade de que o curso da natureza possa mudar e de que os padrões observados até agora se revelem um guia ineficiente par ao futuro? Mesmo que todo sódio aquecido tenha irradiado uma cor laranja brilhante até agora, quem pode dizer que ele não comece a irradiar a cor azul quando aquecido no próximo século? A esse respeito, a indução difere da dedução. Em inferências dedutivas, as premissas garantem a conclusão. Se você sabe, por exemplo, que essa substância é sódio ou potássio e fica sabendo que não é sódio, você é informado, no que concorre às propriedades A e B, de que cada um dos As observados até agora foram B, isto não assegura que Todos As, incluindo as futuras, são Bs. É perfeitamente possível que a primeira asserção seja verdadeira, mas a última falsa.

O problema da indução parece representar uma ameaça a todo o conhecimento científico. Todas as descobertas cientificas merecedoras desse nome apresentam-se na forma de princípios gerais. A lei da queda livre dos corpos de Galileu afirma que “Todos os corpos caem com aceleração constante”, a lei de gravitação de Newton estabelece que “Todos os corpos se atraem em proporção direta a suas massas e em proporção inversa ao quadrado da distância entre eles”, a lei de Avogadro afirma que “Todos os gases na mesma temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas por unidade de volume”, e assim por diante. O problema da indução põe em xeque a autoridade dessas leis, pois, se os indícios de que dispomos são simplesmente que essas leis funcionaram até o momento, como podemos estar certos de que elas não serão refutadas por ocorrências futuras?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com