TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Corrente Filosófica no Período Helenístico.

CINISMO: A palavra cinismo deriva do grego Kynismós, chegando até o presente pelo latim cynismu. A origem do termo, porém, é incerta. Alguns autores afirmam que o nome originou-se do local onde Antístenes teria fundado sua Escola, o Ginásio Cinosarge, ao passo que outros afirmam ser um termo derivado da palavra grega para cachorro: Kyõn, kynós, numa analogia com o fato de os cínicos pregarem uma vida como a dos cães, na ótica das pessoas contemporâneas.

O cinismo pode ser considerado uma escola filosófica, ainda que seus representantes não tenham ministrado qualquer ensino em alguma escola. No entanto, a relação que havia entre mestre e discípulo confere ao cinismo um caráter escolar. Porém, o teor filosófico da escola cínica tem pouca expressão. Os cínicos não se atêm às construções teóricas sob qualquer tema. Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, eles desacretidavam nas conquistas das civilizações e suas estruturas jurídicas, religiosas e sócias, pois elas não trariam qualquer beneficio ao homem, porque coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os cínicos, é justamente a todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.

O modo de vida do cínico deveria ser conforme as ideias defendidas. Para eles a virtude reside, sobretudo, na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco – e não nas conquistas materiais, na aparência exterior.

Filosofia de um filósofo do cinismo

Diógenes foi discípulo de Antístenes, fundador da filosofia cínica. Como todos os cínicos desprezava as ideias gerais e as convenções sociais, negando a possibilidade da própria ciência. Diógenes mantém o asceticismo e a ênfase do seu professor na ética, mas traz para estas posições filosóficas um dinamismo e senso de humor incomparável na história da filosofia.

Diógenes levou ao extremo os preceitos cínicos de seu mestre Antístenes. Foi exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante o mundo. Ele era conhecido como o filosofo que vivia como um cão.

Porque vivia num barril e seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela, que simbolizava o desapego e auto suficiência perante o mundo , era conhecido como o filosofo que vivia como um cão.

Embora originalmente de Sínope, a maioria das historias incluindo sua biografia filosófica ocorre em Atenas.

Corrente filosófica no período medieval

Filosofia patrística é o nome dado a filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres ou pais da igreja.

Com desenvolvimento do cristianismo a igreja católica precisava explicar para as autoridades romanas e ao povo em geral sua filosofia que tinha como objetivo consolidar o papel da igreja e propagar os ideais do cristianismo. Mais a igreja católica sabia que esses preceitos não podiam simplesmente ser impostas pela força. Tinham que ser apresentados de maneira convincente, através de trabalhos e pregações e conquistas espirituais, foi assim que os primeiros padres da igreja se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e á revelação cristãs.

A filosofia patrística foi de maior importância para esclarecimento de uma série de questões. A tarefa fundamental era delimitar a relação existente entre cristianismo e judaísmo. As cartas de Paulo , No novo Testamento, são uma prova da importância desse ponto no primeiro século da historia cristã,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com