TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Trabalho Escolar: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  3.526 Visualizações

Página 1 de 4

1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política?

Usamos a palavra política para designar as atividades específicas ou o plano de ações tomado por um governo para administrar uma cidade ou Estado. Também, usamos esta palavra para caracterizar uma ação coletiva, como, por exemplo, um movimento estudantil nas ruas reivindicando algo, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Além disso, usamos a palavra política para designar o modo de organização e divisão dos poderes relativos a uma Instituição, como uma empresa ou sindicato por exemplo. Há hoje uma generalização do uso da palavra política para se referir a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização, tanto no plano público quanto no privado.

2- O que queremos dizer quando relacionamos a política às atividades do governo?

O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

3- O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?

A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita por "eles" e não por "nós", ainda que eles se apresentem como representantes "nossos".

4- Qual o significado da política mais coerente para o senso comum e social?

O significado da política mais coerente para o senso comum é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.

5- Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?

Cotidianamente, jornais, rádios, televisões mostram, no mundo inteiro, fatos que reforçam a visão pejorativa da política: corrupção, fraudes, crimes impunes praticados por políticos, mentiras contadas para satisfazer aos interesses econômicos de determinado grupo de pessoas, apoio à classe dominante, desvios de recursos públicos que deveriam ser usados contra a fome, as doenças, a pobreza, a falta de educação, aumento das desigualdades econômicas e sociais, uso das leis com finalidades opostas aos objetivos que tiveram ao serem elaboradas, etc. Também contribui para a visão negativa da política a maneira como as leis estão redigidas, tornando-se incompreensíveis para grande parte da sociedade e exigindo que sejam interpretadas por especialistas, sem que tenhamos garantia de que as interpretam corretamente, se o fazem em nosso favor ou em favor de privilégios escondidos. Além disso, a política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), exercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficiam quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.

6- Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.

Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com