TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Natureza de Mundo e a Necessidade de uma Biogeografia Social

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Lara Carolina Dias Ribeiro

Instituto de Geociências – Biogeografia

Professor Roberto Marques

Texto: A Nova Natureza de Mundo e a Necessidade de uma Biogeografia Social

Albuquerque ES, Candiotto LZP, Carrijo BR, Monastirsky LB.

                A biogeografia é uma das disciplinas fundadoras da geografia moderna ,e tem inicialmente, como objeto de estudo, as distribuições espaciais da fauna e da flora terrestre. Para isso a biogeografia se apoiou,principalmente, nos conhecimentos de botânica e Zoologia,e por meio de viagens financiadas por governos europeus, viajantes naturalistas,percorrendo a maior parte do mundo, puderam ,por estudos essencialmente descritivos e classificativos, expandir os conhecimento biogeográficos(Fim do Sec XVIII e inicio do Sec XIX).O Método cientifico usado era sobretudo Empírico e indutivo, levando a formulação de uma ciência positivista,que metodologicamente separava O Sujeito do objeto estudado e traduzia as ordens naturais por Leis,fixas e Imutáveis. Esse processo metodológico Observava descrevia e classificava as espécies, mas não era capaz de realmente compreender a distribuição espacial e as relações ecossistêmicas. Ainda no Seculo XVIII ,Frederich Ratzel propõe uma visão cientifica mais intergrada ao social, relacionado condições naturais e Humanidade em sua obra “Antropogeografia”,Porém naquele momento em que o método positivista era hegemônico,a proposta de Ratzel praticamente não foi escutada no meio cientifico.
O Artigo “ A nova natureza do mundo e a necessidade de uma biogeografia social”( de Edu silvestre Albuquerque Luciano Zanetti Pessôa Beatriz Rodrigues e Leonel Brizola) evidencia as pluralidades biogeográficas e diante das novas demandas sociais clama por um avanço no corpo teórico e metodológico visando a compreensão da nova Natureza social do mundo.
A partir da acentuação do capitalismo industrial o mundo passa por inúmeras diferenciações sócio-ambientais.

                O crescimento populacional,a urbanização,surgimento de cidades,novas lógicas produtivas, estabelecem também novas lógicas ecossistêmicas e dessa forma obeserva-se que a ênfase dada aos estudos físicos foram germinados em bases epistemológicas ilusórias e insuficiente para a real compreensão das espacialidades. È preciso que se voltem os olhos aos papeis desempenhados pelo homem em sociedade (Degradação,transformação da fauna e flora),já que não só se faz parte integrante da biosfera mas o organismo ecológico Dominante,a espécie com o maior poder de produzir e recriar espaços.

                Os espaços não podem ser compreendidos separados das relações sociais, e assim,não se pode ter um real avanço nos estudos das distribuições espaciais da biodiversidade separando O Sujeito do objeto de estudo dessa disciplina. Cabe aos biogeógrafos sistematizar as problemáticas da disciplina e buscar novas temáticas que orientem para um caminho de caráter social cada vez mais presente.

                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com