TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cemitérios Nos Espaços Urbanos: Uma Possibilidade De Entendimento Das Questões Sociais, Econômicas E Políticas

Por:   •  13/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Trabalho de Geografia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do 6ª período do Curso de Geografia.

[pic 7]

PORTO VELHO/RO

2018

1

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................02
  2. BREVE CONTEXTO HISTÒRICO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO.............................................................................................03
  3. CEMITÉRIO DOS INOCENTES......................................................05
  4. PAINEL............................................................................................07
  5. FLUXOGRAMA...............................................................................08

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve por objetivo investigar e compreender a relação existente dos cemitérios e as questões geográficas locais do município de Porto Velho- RO, a fim de compreender efetivamente como esse espaço tão pouco agradável colabora com essas questões.

A metodologia utilizada na pesquisa foi de campo com abordagem qualitativa tendo como fonte de pesquisa bibliográfica livros, artigos, sites como IBGE, SCIELO, e outras matérias de apoio para a escrita do trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em um cemitério central do município de Porto Velho-RO, denominado Cemitério dos Inocentes, situado no centro da cidade, com visita in loco para uma melhor compreensão do objeto de estudo.

Justifica-se a escolha do objeto de estudo à localização do cemitério em relação ao espaçamento geográfico e a historicidade que envolve sua criação até o presente momento. O tema estudado é requisito avaliativo das disciplinas que correspondem à grade curricular do curso e corrobora com o aprendizado e desenvolvimento do senso crítico e autônomo do indivíduo.

Ao longo do trabalho esperamos compreender melhor e aprender a significação do objeto de estudo e sua respectiva importância para desenvolvimento populacional e geográfico do município estudado.

  1. BREVE CONTEXTO HISTORICO DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO-RO

Localizado na região Norte do Brasil, com aproximadamente 519.531 habitantes, o município de Porto Velho é capital do Estado de Rondônia. À margem leste do Rio Madeira, fundado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré pela então empresa Railway Company em 4 de julho de 1907.

No dia 2 de outubro de 1914 foi legalmente criada como município do Estado do Amazonas através da Lei nº 757, no Governo de Jonathas de Freitas Pedrosa. No entanto, no ano de 1943 o Estado de Rondônia foi denominado Território Federal do Guaporé, onde Porto Velho foi desmembrado do Estado do Amazonas, pelo então presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, conforme o Decreto-Lei nº 5.812, de 13 de setembro. Somente em 4 de janeiro de 1982, com a instalação do Estado de Rondônia, Porto Velho foi oficializado como capital, iniciando-se uma fase político-administrativa organizacional.

De acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- IBGE em seu sitio eletrônico, o município de Porto Velho possui uma população estimada de 519.531 (de acordo com o censo de 2018) e uma densidade demográfica de 12,57 /km² (de acordo com censo de 2010) (IBGE, 2018) considerada uma cidade de médio porte. Apresentando 42,8% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 40% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 21,7% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (com presença de bueiros calçadas, pavimentação e meio-fio). De acordo com o site oficio do IBGE,

Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 2 de 52, 17 de 52 e 1 de 52, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 2531 de 5570, 4509 de 5570 e 1724 de 5570, respectivamente. (IBGE, 2018)

     Considerando as necessidades da população e as cidades modelos, fica clara a necessidade de mais urbanização para melhorar a qualidade de vida da população residente. Em 2016, a renda média mensal era de aproximadamente 3.3 salários mínimos, e a proporção de pessoas ocupadas regularmente em relação ao total da população ficava em torno de 33,7%. O que corresponde dizer que na comparação com outros municípios do mesmo estado, ocupava as posições 1 de 52, respectivamente. No entanto comparando com outras cidades do país:

[...] ficava na posição 100 de 5570 e 317 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 34% da população nessas condições, o que o colocava na posição 50 de 52 dentre as cidades do estado e na posição 3770 de 5570 dentre as cidades do Brasil. (BRASIL, IBGE, 2018)

Os dados apresentados pelo IBGE são apresentados anualmente de acordo com as pesquisas demográficas e o relatório anual desenvolvido por seus pesquisadores. Nesse sentido, ao analisarmos os dados obtidos, nota-se que o município de Porto Velho tem crescido constantemente nos aspectos sócio econômicos se comparado a censos anteriores.

Figura 1: Distribuição da população de Rondônia.[pic 8]

FONTE :https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/porto-velho/panorama

Através da figura 2, observa-se que a população do município é predominantemente jovem e adulta, cuja faixa etária vai dos 15 aos 59 anos o predomínio de uma população praticamente urbana e do sexo masculino.

Figura 2: Pirâmide Etária[pic 9]

Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/porto-velho/panorama

  1. CEMITÉRIO DOS INOCENTES

Em 2 de Outubro de 1914 foi criado no município de Porto Velho e instalado em 24 de janeiro de 1915, nesse mesmo ano o Superintendente Major Guapindaia escolheu uma faixa de terra de 50mx50m, ao longo da Avenida Englesing (atualmente denominada Avenida Almirante Barroso, região central de Porto Velho). Devido ao afastamento do centro de povoação, não teve problema. O único lugar povoado mais próximo ficava aos fundos do lote, uma vila pequena, chamada Mocambo, onde alguns negros viviam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com