TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo das Rochas: Rochas Metamórficas, Sedimentares e Ígneas

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

CICLO DAS ROCHAS

Ciclo das Rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica ele evidencia diretamente a estrutura dinâmica da litosfera terrestre, resultado tanto das ações dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos de transformação da superfície. Os Tipos de rochas resultantes desse processo são: 

  1. Rochas metamórficas

Representam cerca de ¾ das rochas da terra, são originadas a partir da metamorfose de rochas magmáticas ou sedimentares, sendo partir da sua modificação dessas rochas em sua composição atômica, devido movimento intenso e constante do núcleo terrestre, ou seja, a influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas, resultando em uma nova rocha, com outras propriedades e, em alguns casos, com outros minerais distintos.

Esse processo provoca o movimento periódico da crosta do planeta que por sua vez, dá início a um rearranjo nas rochas localizadas na parte superior, sendo, que quando as rochas magmáticas e as sedimentares são empurradas a níveis inferiores inicia o processo de formação da rocha metamórfica chamada de Protólitos.

A Ardósia é um tipo de rocha metamórfica originada da argila, já a gnaisse é originada geralmente do granito, elas são usadas na fabricação de pisos, por exemplo: O Corcovado e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a cerâmica.

  1. Rochas Sedimentares

 

Surgem a partir da compressão natural de camadas de sedimentos, originadas da fragmentação/ segmentação de outros tipos de rochas preexistentes ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Após a sedimentação delas, ocorrem os processos de transporte e deposição que, após milhares de anos, dão origem às rochas sedimentares. Elas são menos duras do que as demais e de formação geológica mais recente, embora a sua presença seja um indício de que o relevo local é antigo.

Devido às ações do intemperismo, ocorre um desgaste natural de rochas preexistentes, resultando em incontáveis sedimentos, por exemplo, a água do mar que devido ao choque continuo com as rochas litorâneas, que lentamente se desgastam, originando a areia da praia, nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.

Como se trata de uma ocorrência ininterrupta, elas vão se formando sobre os solos, resultando em novas camadas de rochas sedimentares sobrepostas entre si. Por esse motivo, nas áreas onde se concentram essas formações rochosas chamadas por bacias sedimentares, é possível notar a organização de suas camadas, também chamadas de extratos.

Outra origem notável das rochas sedimentares é a de ordem química, quando minerais salinos originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como a calcita, a dolomita e outras. Existem também processos orgânicos na formação das rochas, ocorre quando restos de animais acumulam-se em ambientes de grande pressão, fazendo com que esses restos solidifiquem-se tal qual ocorre com os sedimentos, resultando em rochas como o calcário, formando rochas calcárias.

  1. Rochas ígneas

Quase 80% da composição da litosfera terrestre é formada por rochas elas; As rochas ígneas ou magmáticas são originadas a partir das altas temperaturas da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas fortemente resistentes e com elevado nível de dureza, sendo importantes para a obtenção de minérios e produção de materiais derivados de sua composição.

A similaridade dessas rochas ígneas em relação às duas posteriores, além de sua origem, está também na sua textura, que é diretamente influenciada pelo processo de resfriamento do magma, por causa isso podem ser subdivididas em dois tipos principais: as extrusivas e as intrusivas, ou seja, podem ser originadas no interior da Terra, quando o magma penetra por entre as fissuras das rochas e solidifica-se, ou se formam nas camadas mais altas ou na superfície da Terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões. Como as temperaturas da superfície são muito menores do que as do interior da Terra, a solidificação do magma é muito rápida resultando em rochas com granulação mais fina, a exemplo do basalto, do riolito e do andesito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com