TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem Urbana

Ensaios: Drenagem Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 13

1.Introdução

Neste trabalho acadêmico o assunto abordado é Drenagem Urbana. O objetivo é mostrar como funciona os principais tipos de captação, que vão desde micro drenagem a macro-drenagem ; Pretende-se também mostrar as vantagens e desvantagem além de custo e beneficios.

Cada vez mais vem aumentando a demanda para melhorar a qualidade de vida, isso juntamente com uma explosão demográfrica desordenada da população nos mostra que uma cidade bem projetada e com controle urbanisco não é so uma necessidade mas a unica forma sustentavel de se conviver.

A água, além de fonte de vida, foi a origem de todas as formas de energia que o homem vem utilizando durante a história, podendo ser a resposta para muitas questão desde o abastecimento energético como também guerras futuras. Entre os vários processos de drenagem usados atualmente vemos que não há literatura em língua portuguesa suficiente para trabalhos acadêmicos diversificados e diferenciados que a cada dia que se passa a natureza nos mostra com sua grandiosidade através de chuvas torrenciais que devido à impermeabilização do solo não tem para onde escoar-se.

A Drenagem Urbana não é só uma necessidade, mas uma prioridade e nesse trabalho tenho a prerrogativa de mostrar dos diversos tipos de drenagem enfatizar a drenagem urbana que se bem executado podem elevar a qualidade de vida da população, diminuir os risco de doenças e conseqüentemente elevar a produtividade em geral.

2. DRENAGEM URBANA

A maioria dos problemas ambientais sociais e economicos que o mundo de hoje enfreta esta localizado nas megalopoles, sendo ainda pior em paises subdesenvolvidos onde há falta de recursos.

(Fig. 1 fonte canholi 2005)

No Brasil cidades como São Paulo e Rio de janeiro e outras do mesmo porte se deparam com grandes desafios. O padrão de vida dos moradores dessas cidades vem decaindo rapidamente, os órgão públicos são praticamente incapazes de agir com eficiência no planejamento, controle e execução de medidas eficazes para alterar esse estado de coisas

Particularmente, o saneamento básico das grandes cidades brasileira se encontra numa situação caótica, principalmente no que diz respeito à coleta e tratamento dos esgotos domésticos e drenagem urbana.

(CANHOLI 2005)

A ação do homem tem papel determinante para este estagio deplorável em que se encontra o saneamento básico no pais no tocante a Drenagem urbana sendo as causas determinante para isto a:

 Remoção da cobertura vegetal nativa: o que causa o assoreamento de rios que influência diretamente no caminho natural percorrido pela agua, além de erosão, aquecimento e nebulosidade são fatores que não só estão ligado diretamente na drenagem mas tambem com o meio ambiente.

 Falta de profissionais qualificados:para execução e planejamento para obras de grande e medio porte.

 Impermeabilização: os terrenos antes coberto com mata hoje com os aglomerados urbanos são cobertos com asfalto, calcadas e etc..

 Conscientização da população em geral: com a falta de conscientização da população sobre o risco que pode haver ao ocupar areas de manancias de forma irregular além de lixo jogado em via pública que entope os bueiros e boca de lobo.

A drenagem urbana tem sido desenvolvida dentro de premissas estruturais onde os impactos são transferidos de montante para jusante sem nenhum controle de suas fontes. No escoamento esse processo tem provocado aumento da freqüência das enchentes e entupimento dos condutos e canais por sedimentos e a degradação da qualidade da água.

Dentro desse contexto o controle da erosão urbana é fundamental tanto na manutenção da capacidade de escoamento do sistema de drenagem como na qualidade ambiental. As características da produção dos sedimentos em bacias urbanas e de seu controle dentro da experiência internacional são descritas. Buscando destacar indicadores que possam ser aplicados às condições de urbanização de cidades brasileiras, são apresentadas estimativas de produção de sedimentos para bacias urbanas em algumas cidades do país. (Instituto de Pesquisas Hidráulicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. )

O desenvolvimento urbano brasileiro tem produzido aumento significativo na freqüência das inundações, na produção de sedimentos e na deterioração da qualidade da água.

À medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos: aumento das vazões máxima aumento devido ao aumento da capacidade de escoamento através de condutos e canais e impermeabilização das superfícies; aumento da produção de sedimentos devido à desproteção das superfícies e a produção de lixo; deterioração da qualidade da água, devido à lavagem das ruas, transporte de material sólido e as ligações clandestinas de esgoto.

2.1. REMOÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NATIVA.

A partir do momento em que se retira a vegetação nativa a um aumento significativo no volume do escoamento pois não há mais vegetação para drenar em parte a agua levando em decorrencia o aumento da velocidade de escoamento que aumenta a produção de sedimentos devido a desproteção do solo tornando-o cada vez menos resistente a erosão isso ocorre no inicio do desmatamento para ocupação populacional e por varias vezes acaba ocorrendo de maneira clandestina colocando em risco o meio ambiente e a população da jusante.(exemplo da fig 1a):

(http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.sefloral.com.br/)

De acordo com (Lloret ramos 1995) um exemplo claro de deposição de sedimentos e crescimento desordenados ocorreu com a região metropolitana de São Paulo nas bacias do rio Tietê e Pinheiros o solo da cabeceira frágil e de topografia acidentada resultaram num deposito de todo o material solido e de freqüentes cheias, sendo indispensável à dragagem deste material para minimizar tais impactos.

Observa-se um sistema inapropriado de ocupação da população ribeirinha que fica devido a estes fatores exposta a inundações de áreas que antes não eram alagáveis devido à subtração de espaço na várzeas. Devemos sempre lembrar que a ocupação da populacional se desenvolve no sentido jusante montante.

3 . IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO;

Deve se lembrar que a ocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com