TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Geologia

Ensaios: Fundamentos De Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

1- Descreva como se dá a divisão da estrutura interna da Terra.

A estrutura interna da Terra é constituída por varias camadas, sendo elas: A crosta terrestre, corresponde à camada mais externa da Terra e consiste em 2 tipos: crosta continental e crosta oceânica. A crosta continental è espessa composta por rochas siálicas na porção superior e rochas ferro magnesianas na porção inferior. A crosta oceânica è mais densa que a continental, é composta por rochas vulcânicas máficas (ferro-manesianas) e ocorrência de delgadas camadas de sedimentos inconsolidados na porção superior da região crustal. Entre as duas porções da crosta continental ocorre a descontinuidade de conrad, responsável pela mudança de composição geral dos materiais geológicas ali presentes.

Manto, circunda o núcleo, corresponde à porção intermediária da estrutura geral do planeta e apresenta 2 subdivisões manto superior e manto inferior. O manto superior apresenta rochas ígneas negras compostas por minerais de ferro magnesiano. Essa porção ainda preserva o estado solido das demais porções já citadas que, quando agrupadas denominam-se litosfera. O manto inferior apresenta característica de uma zona composta por matéria plástica sólida mudando para estado pastoso quando submetido a altas pressões. Entre a crosta terrestre e o manto ocorre outra interface importante, a descontinuidade de mohorovicic.

Núcleo, separado das porções mantélicas pela descontinuidade de gutenberg é também dividido em 2 porções núcleo externo e núcleo interno. O núcleo externo, composto por uma liga metálica de ferro e níquel em estado de fusão. O núcleo interno apresenta caráter sólido composto pelo mesmo material. Acredita-se que com a consolidação gradativa do núcleo externo o núcleo interno tende a aumentar

2 - Como se caracteriza os minerais e quais os principais tipos?

Os minerais são sólidos cristalinos que ocorrem naturalmente, têm propriedades físicas e químicas definidas, de origem inorgânica. Muitos minerais são compostos por arranjos cristalinos dos átomos, mantendo a regularidade padrão estrutural atômica, definindo assim os arranjos geométricos cristalinos. Uma espécie mineral pode-se formar em conjunto com outros minerais compondo as rochas em geral ou apresentar um arranjo cristalino unilateral, nesse caso chamado de cristal. Pode ocorrer a partir de solidificação do magma em ambiente geológico com temperatura bastante alta exemplo: olivina, piroxênios, anfibólios, feldspato, micas e quartzo. A metamorfose de algumas rochas pré-existentes podem dar origem a novos materiais como a cianita, a clorita, o epidoto e as granadas. Existem por fim os minerais de associação a processos hidrotermais, ocorre a liberação de fluidos conduzindo elementos químicos diversos que se combinam com as rochas pré-existentes e formam novos minerais como os sulfetos em geral.

3- Como se caracterizam as rochas e quais os principais tipos existentes?

As rochas são elementos constituintes da crosta terrestre, formada pela consolidação de agregados minerais de forma natural. Cada rocha apresenta uma gênese específica de formação e, individualmente, apresenta minerais com afinidades químicas que definem uma série de parâmetros para a sua classificação. Por exemplo, estrutura, textura, composição mineralógica e ambientes de formação. A Petrologia é o ramo da Geologia que estuda diretamente as gêneses de formação das Rochas, subdividindo-se em três ramos específicos:

Ígnea: a origem está relacionada à consolidação direta do magma ou da lava vulcânica em condições de elevadas temperaturas, tanto nas porções mais profundas da crosta terrestre quanto na superfície. Os magmas podem ser basálticos, andesíticos e graníticos. Cada um deles está relacionado às condições físicas específicas de sua formação: Os magmas basálticos são gerados a partir da fusão das rochas peridotíticas do manto superior, apresentando minerais de composição predominantemente ferro-magnesiana. Já os magmas andesíticos (magmas intermediários) ocorrem por causa dos processos tectônicos de sub ducção e geração de arcos de ilhas de composição andesítica. Por fim, os magmas graníticos se formam em consequência da fusão de rochas da base da crosta continental e apresentam composição silicática.

Sedimentar: As rochas sedimentares apresentam um novo episódio da história evolutiva da Terra, pois sua gênese está relacionada aos processos erosivos de rochas pré existentes ígneas, metamórficas e, até, sedimentares. O palco para a formação das rochas sedimentares são os ambientes geológicos de sedimentação, presentes na superfície terrestre, tais como os rios, os desertos, as geleiras, o oceano, as praias etc. dentre as rochas sedimentares podemos citar: Coquinas: formadas quase na totalidade por carapaças calcárias de bivalves, como, por exemplo, as conchas marinhas. Chert: compostas por organismos silicosos de fundo oceânico. Evaporitos: rochas sedimentares químicas formadas pelas altas taxas de evaporação de águas solubilizadas, como, por exemplo, a halita, a silvita etc.

Metamórfica: As rochas metamórficas correspondem à terceira classe genética de rochas. Como o próprio nome sugere, ocorre pelo processo de metamorfismo e é similar ao significado da palavra “metamorfose” (sinônimo de transformação, alteração, mudança). As rochas metamórficas são produtos resultantes do metamorfismo aplicado a rochas preexistentes, podendo ser rochas ígneas rochas sedimentares ou, até mesmo, outras rochas metamórficas.

Principais tipos: Maciça: não apresenta minerais tabulares e fibrosos, como é o caso do mármore, quartzito e hornfels. Xistosa: desenvolve-se por causa da presença de minerais placoides em filitos e xistos. Gnáissica: caracterizada pelo bandamento da rocha, gerando bandas claras (quartzo,plagioclásio, feldspato) e bandas escuras (anfibólios, piroxênios e olivina), estrutura típica dos gnaisses de forma geral. Migmatítica: o bandamento da rocha torna-se mais acentuado e de forma caótica, subdividindo-se em uma série de pequenas classificações. Clivagem ardosiana: é uma estrutura típica das ardósias, composta por filossilicatos placoides, gerando planos paralelos de fratura e partição.

4- O que são dobra estruturais?

Os materiais curvados e flexionados presentes na crosta terrestre recebem o nome de dobras, as quais são consideradas elementos estruturais dúcteis, gerados por processos tectônicos. Antes dos dobramentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com